Ao fundo, foto de uma mesa com um caderno em branco, uma xícara de café, um lápis e diversas bolinhas de papel amassadas. Em frente, em letras brancas: driblando o bloqueio criativo
ESCRITA

4 Formas de Driblar o Bloqueio Criativo

Criar é uma tarefa muito prazerosa, mas, em certos momentos, parece que nada vai sair das nossas mentes: é o temido bloqueio criativo.  Suas diversas faces negativas nos perseguem como pesadelos à noite e nos fere inclusive psicologicamente, com a sensação de incapacidade.

O que é o bloqueio criativo?

O bloqueio criativo é a perda momentânea da produtividade em trabalhos onde a criatividade é o principal. Isso pode acontecer com escritores, pintores, poetas, diretores de cinema, todos que usam da criatividade para realizar o seu trabalho.

Por isso, neste texto, vou mostrar 4 formas de driblar o bloqueio criativo, para que você consiga fazer um gol de letra e arrasar nas suas obras!

 1 – Aproveite Momentos de Ócio

O ócio, segundo o dicionário Oxford, é a “cessação do trabalho; folga; repouso; espaço de tempo em que se descansa”. Muitos filósofos falavam que não existia pensamento filosófico sem o ócio, ou seja, sem os momentos de repouso.

Os momentos onde você não faz nada são muito preciosos. Neles a sua mente e seu corpo descansam, dando ao seu cérebro a chance de criar. São justamente nos momentos de ócio que acontecem os insights, já percebeu? Durante o banho, logo antes de dormir, enquanto você está no ônibus… Por isso é tão importante deixar a mente descansar. 

Muitas pessoas, inclusive, indicam que se tire um cochilo quando o bloqueio criativo bater na porta. Mas lembre-se: assistir ou ler uma obra que é uma referência para seu projeto não é ócio! Tem que se desligar totalmente. Se for consumir algo artístico, consuma diferentes formas de arte, inclusive de outras temáticas e outros gêneros. Isso, aliás, nos leva à segunda dica.

2 – Procure Outras Formas de Arte

Você está escrevendo um livro? Então, que tal visitar um museu ou galeria de arte? Está bordando um bastidor? Vá assistir ao show de uma banda alternativa da sua cidade! Escrevendo o roteiro de um curta-metragem? Prestigie um sarau de poesia contemporânea… Há muitas formas de arte que podem acender uma luz para que você crie aquilo que você ama. 

É muito fácil deixar de consumir diversas formas de arte, porque realmente há uma em específico com que nos identificamos mais, porém é deixando as diferentes criações entrarem que aumentamos o nosso repertório, nossas experiências e podemos seguir com a nossa criação. Busque o novo! Busque o diferente!

3 – Desconecte-se

O mundo digital pode ajudar muito, é nele que fazemos pesquisas, buscamos por sinônimos e até colocamos aquela musiquinha instrumental para deixar o clima mais gostoso. Mas ele também pode ser um grande empecilho para sua criação.

Se você tem problemas em focar em uma só tarefa, então, vai ser pior ainda! Desligue o celular, até mesmo o roteador de internet, se for possível (procure por programas que você pode editar offline). Tire o momento de criação para você e só você. Livrar-se das distrações do mundo digital pode ajudar a focar e vencer o bloqueio criativo.

4 – Visite o Planejamento do Projeto

Quando você faz um planejamento do projeto, você sabe qual o próximo passo que tem que dar. Por isso, planeje sempre antes de começar a criar, assim, mesmo nos seus piores dias, você vai ter um norte a seguir. O planejamento pode ser desde um cronograma, livros que podem te ajudar e até mesmo o rascunho completo do projeto.

Como Planejar Meu Livro de Ficção ou Roteiro de Ficção?

Com o Planner de Ficção Café com Nat! Nele você vai encontrar mais de 50 páginas com conceitos, explicações e referências para que você planeje sua obra de ficção! Você vai ter tudo guardado em um só lugar, desde o tema da sua história, até a história pregressa dos personagens e o primeiro rascunho das cenas principais! Se você é escritor, não pode deixar de conferir esse planner! Com certeza vai salvar sua vida e te deixar livre do bloqueio criativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.