#PraCegoVer audiodescrição resumida: foto de uma plataforma de metro. No centro da foto, retângulo branco com o escrito "cinco plataformas para publicação de textos".
ESCRITA

5 Plataformas para Publicação de Textos

Assim que se começa a finalizar alguns projetos, a gente sente uma vontade absurda de mostrar pro mundo, não é? Eu sei que eu sinto e sempre estive à procura de sites ou plataformas para publicação, a fim de conseguir realizar essa façanha de tornar a minha história algo público. Eu já testei alguns desses sites e plataformas e vou listar 5 deles neste post, assim você pode ver algumas opções e escolher o que se encaixa melhor com seu estilo de trabalho e de texto.

1 – Sweek

#Pracegover audiodescrição resumida. Em fundo verde água, logo da plataforma para publicação "sweek".

O Sweek é uma plataforma para publicação de obras online gratuita. Seja poesia, conto, crônica ou até mesmo um romance, a plataforma (disponível tanto online quanto em aplicativo) dá a chance da sua história chegar ao grande público. Ele seria uma grande comunidade, onde você pode seguir outros autores para acompanhar suas publicações; pode colocar hashtags para que sua obra seja encontrada de forma mais fácil etc. É como uma rede social de escrita e leitura.

Vários concursos literários são promovidos pelo Sweek, ajudando autores iniciantes a ter a carreira alavancada. Além disso, eles possuem uma plataforma de autopublicação, o Sweek Publishing, onde ajudam o autor em todas as etapas da publicação — com seu devido preço.

Confesso que por uma época tentei utilizar o Sweek, porém não me adaptei. Postei alguns textos por lá (inclusive o “Gotas do Tempo“), participei de um concurso, mas depois de um tempo não me senti mais atraída pelo site, que realmente lembra um pouco as redes sociais. Se você se dá bem com hashtags, fotos e mensagens, essa é a sua plataforma de publicação.

2 – Medium

#Pracegover audiodescrição resumida. Em fundo preto, logo da plataforma para publicação "medium".

Uma das plataformas para publicação atuais mais populares, o Medium foi criado para ser uma rede de conteúdos. Como ele tem um design muito clean e minimalista, não tem nenhum segredo pra os criadores de conteúdo nem pros leitores.

Os conteúdos de maior acesso normalmente são histórias pessoais, casos que as pessoas passaram e muitas vezes se relacionam com algum tema forte no momento. Nessa plataforma é possível que o leitor avalie seu texto com um “clap” (palma), recomendando-o para os outros leitores. Uma vantagem do Medium tem a ver com a newsletter enviada para os e-mails dos inscritos. Se o seu texto for muito bem avaliado, as chances de ele entrar em um desses e-mails é muito grande, ou seja, o seu texto pode vir a alcançar muito mais pessoas com uma propaganda exclusiva, que chega diretamente no e-mail dos leitores.

Entre o blog — que vamos falar a seguir — e o Medium tem a diferença de que esse último possui uma gama de leitores já embutida. São milhões de inscritos na plataforma. Por isso, se você está começando, talvez seja um lugar melhor do que o blog.

3 – Blog

#Pracegover audiodescrição resumida. Em fundo branco, logo da plataforma para publicação "wordpress".

O Blog — assim como o Tumblr, que eu vou falar em seguida — é uma ferramenta para publicação muito pessoal e personalizável. A diferença entre os dois anteriores é que, justamente por não ser coletiva (muitas pessoas escrevendo no mesmo lugar), ele precisa de divulgação para que o seu texto alcance alguém e, principalmente, o seu público alvo ou persona. Portanto, ele é uma plataforma que precisará de outras, como redes sociais.

Existem alguns sites em que você pode hospedar o seu blog de forma gratuita, porém no link terá o nome da hospedagem (seusite.wordpress.com), por exemplo. Porém você pode comprar seu domínio e hospedagem tornando-o algo individual — mesmo você estando mexendo na plataforma do Blogger ou WordPress — foi o que eu fiz aqui no natmarques.com onde eu utilizo da plataforma do WordPress.

Outro “trabalho” que o blogueiro terá é design do blog, o template. Você pode contratar alguém especializado nisso para te ajudar a criar algo super personalizado; caso você saiba algo sobre programação, você pode tentar mexer no código do blog e customizar do seu jeito ou pode usar um dos templates já disponíveis no momento de criação do blog (o WordPress disponibiliza gratuitamente muitos templates bonitos para usar inicialmente).

Eu me adaptei bem ao blog porque ele me dá certa liberdade, tanto textual quanto de planejamento. Por ser algo pessoal, apesar de eu postar sobre o mundo da escrita — que realmente é o meu foco e o foco do blog —, não terá problema caso eu queira postar algo um pouco aleatório, como dicas de um roteiro de viagem que eu fiz, por exemplo, que é algo incabível no Sweek e pode ser que exista no Medium, mas não é realmente a plataforma para publicação ideal para isso.

4 – Tumblr

#Pracegover audiodescrição resumida. Em fundo azul marinho, logo do "tumblr".

O Tumblr também é uma plataforma de blogs, porém ele tem uma diferença de outras, como o Blogger e o WordPress. Apesar desses últimos dois possuírem espaço para diversas mídias, como música, fotos e vídeos, sua especialidade é textual, eles são plataformas para publicação textual. O Tumblr já possui uma liberdade multimídia que as outras plataformas não possuem, tem uma pegada rede social.

O Tumblr também é totalmente personalizável, você pode criar sua página com seu estilo e o domínio de sua preferência (seusite.tumblr.com). Ele não tem um número máximo de palavras quando o assunto é texto, mas é uma plataforma onde é mais comum ver textos curtos como crônicas, contos e poesia.

Houve uma época em que eu usei bastante o Tumblr como fonte de referências e inspiração — pessoas extremamente talentosas postam imagens e vídeos incríveis por lá. Mesmo que você não o crie para postagem, aconselho criar um para admiração de arte. Eu o considero uma rede mais onírica e pessoal, mas muitas pessoas o usam profissionalmente, como plataforma para publicação textual, vai muito do seu estilo.

5 – Redes Sociais

#Pracegover audiodescrição resumida. Em fundo branco, logo do facebook, instagram e linkedin.

Facebook, Instagram, LinkedIn e, até mesmo, o Twitter são boas plataformas para publicação dos meus textos? Essa é uma pergunta que você deve fazer algumas semanas ou até mesmo meses antes de postar em algum deles, por quê? Caso você vá postar em sua rede pessoal, que você já usa para posts de fotos, stories, e no caso do LinkedIn, objetivos profissionais, faça uma limpa antes, pois quando você começar a postar os textos, vai precisar de uma unidade artística e sempre vai ter aquela pessoa que desce a sua página até o último post para ver se acha alguma ponta solta — infelizmente.

Se você não quer perder essa liberdade de postar o que bem entender em suas redes sociais — que foi o que eu pensei na hora de criar esse blog — há duas alternativas: criar uma página na rede social escolhida especificamente para a publicação de textos, e nesse caso, você teria que ir atrás do público, começar a seguir páginas semelhantes e fazer todo o processo de uma conta comercial — quem sabe pedir a autentificação para a rede e ganhar um selo. A segunda alternativa é criar sua página em uma das outras plataformas de publicação acima e divulgar o seu trabalho nas suas redes pessoais — onde você já tem um público e pode aumentar sua rede indo atrás de mais público.

 

Essas cinco alternativas são bem diferentes uma das outras e todas têm suas vantagens e desvantagens. Algumas exigem mais esforço e conhecimento tecnológico, mas todas exigem muita dedicação. Os textos, seja lá onde eles forem postados, não se escrevem sozinhos.

Você já costuma publicar seus textos em algum lugar? Qual é o de sua preferência? Tem uma outra plataforma para publicação que você conhece e eu não elenquei aqui? Fala aqui nos comentários.

 

______

Todas as imagens deste post possuem #pracegover com audiodescrição resumida em seus textos alternativos.

38 comentários

  • Monique Bispo

    Olá eu tenho um blog, mas não tenho tido o retorno que gostaria e foi procurando outras alternativas que cheguei ao seu artigo. Gostei das opções que você apresentou, principalmente o Medium. O que você do Scribe e do Wattpad?

    • Natalia Marques

      Oi, Monique! Tudo bem? No seu blog você costuma usar as estratégias de SEO nos posts? Acredito que o retorno pode não estar vindo porque as pessoas não estão conseguindo achá-lo (o maior número de leitores daqui vem de pesquisa do Google, por exemplo). Vou te indicar um curso, esse aqui: https://university.rockcontent.com/cursos/producao-de-conteudo-para-web ele é gratuito e muito bom, e vai te ajudar em todas as plataformas que escolher.
      Não conheço muito do Scribe e do Wattpad, por isso não os recomendei aqui, prefiro recomendar só o que eu já conheço. Mas sempre ouço dizer que o Wattpad é uma ótima plataforma e a porta de entrada pra muitos escritores, então vale a pena pesquisar mais sobre e conferir!

  • Dulce Lopes da Silva

    ola, bom dia. Passei aqui, primeiro pra agradecer suas informacoes e depois para fazer algumas perguntas que ficaria feliz em receber suas respostas. tambem adoro escrever e ja consegui publicar um livro. nada muito comercial apenas para familiares e alguns amigos. neste momento me interessei por criar um blog, ou uma pagina onde pudesse trocar experiencias pessoais com outras pessoas. coisas que aconteceram comigo e me ajudaram e poderiam ajudar outras pessoas tambem. inicialmente seria somente para crescimento pessoal e nada financeiro. apenas contato entre dor e sabedoria. nao sei qual seria o caminho ideal. o que me aconselha? ja que nao entendo quase nada deste universo on line.

    • Natalia Marques

      Oi, Dulce! Muito obrigada! Então, hoje em dia há muitos caminhos para criar esse tipo de página para trocas pessoais. Um deles é um blog como esse meu (o meu é pelo wordpress, mas você pode também criar pelo blogspot ou medium). O bom do blog é que não existe um mínimo ou máximo de palavras para escrever, então você é bem livre. Outra opção é criar um instagram apenas para isso, postagens de textos. O instagram é um app que vem sendo muito utilizado e nele você vai ter contato com diversas pessoas rapidamente (em 1 mês de postagem já tem um retorno de curtidas e comentários), enquanto num blog esse retorno já de de médio a longo prazo (de seis meses a um ano). O único contra do instagram é o limite de 2000 caracteres por post. Acho que esses dois caminhos são ideiais para você testar. Ambas os modos são gratuitos (caso você não queira um domínio personalizado no blog), então acho que você deveria testar e ver qual se adapta melhor! Espero que ajude! Abraços!

  • Amarildo Firmino LUCAS

    “Dona felicidade” autor Amarildo Firmino

    E ,dona felicidade me diga a onde a você anda , precisamos nos encontrar marca um chá da tarde ou quem sabe tomar um café…
    Sermos bons amigos ou quem sabe nos casar, seremos um casal perfeito pode acreditar! Não haverá impedimento para a gente se alegrar.
    Mandei ir embora a solidão, para ela não tenho espaço no meu coração… Dá saudade não quero nem falar, ela chega de mansinho, só para machucar.
    A alegria pode chegar, mais é com a felicidade que eu quero morar, com a felicidade serei feliz a vida inteira, mesmo que eu venha chorar…
    Adeus angustia vai viver em outro ninho leva a infelicidade eu prefiro ficar sozinho, A Dona felicidade achei atraente ,formosa e bela para viver comigo neste cantinho.

    Aqui é um paraíso, tudo isso admiro,
    A felicidade deve gostar!
    Vem em mim felicidade só não quero mim apaixonar!
    Andar de mãos dada ou se abraça, viver sempre juntos não quero separar
    Jurar amor eterno, com você eu quero morar
    ,não sei se é senhora ou senhorita, ou se posso chamar de você trato com respeito porque aqui dentro deste peito tem um lugar para você .

  • Teresa Regina S. Mattos

    Gratidão, colega escritora!!!

    Uma coisa boa que a pandemia fez em minha vida foi me colocar para dentro mim, no isolamento. Nesse processo, me descobrir escritora e sua postagem foi muito importante para esse processo. Vou te acompanhar a partir de hoje.

      • Sérgio da Silva

        Parabéns pelas dicas. Estou adorando.
        Olá! Boa tarde! Estou com um livro de poesias já em fase inicial de publicação e um romance ainda não acabado.
        Eu gostaria de publicar um outro texto tanto do livro de poesia quanto do livro de romance para ir formando um público leitor do que escrevo.
        O Médium é bom para isso?
        Obrigado.

        • Nat Marques

          Oi, Sérgio! Que bom que curte os artigos, fico feliz!
          O Médium é uma boa plataforma para isso sim. Outra boa plataforma é o Wattpad. Nas duas os leitores podem estar navegando pelo site e dar de encontro com o seu texto, diferente do blog, que você teria que fazer um marketing e trabalho de SEO para que as pessoas encontrem o seu texto. Boa sorte!

  • JACKSON ANTONIO DA CRUZ

    Eu sou professor de história e escrevo textos. Gostaria de encaminhar para vocês apreciarem e se possível aprovar para publicação. Se possível gostaria do email da redação para enviar o meu texto.

    • Nat Marques

      Olá, Jackson, tudo bem?

      Nesse site não publico texto de terceiros, apenas os meus. Mas existem muitas revistas digitais que fazem chamadas para publicação de texto, vale a pena procurar por uma que se encaixe com o tipo de texto que você escreve. Abraços!

  • Eduardo Grizendi

    Natália, obrigado por compartilhar. Gosto de escrever crônicas do cotidiano, de situações divertidas e, como você disse, quando escrevemos, nos dá uma “vontade absurda de mostrar pro mundo”. Suas dicas foram ótimas, inclusive de as respostas aos comentários. Abraço

  • Rael Vieira

    Poema: Trilhos.

    Sob o som da loucura conhecida por felicidade e, embalada pela insanidade dos velhos temas… Somos como nuvens diluídas pelos mesmos dilemas, Donde a mente ainda temente, nega – se a chorar por outros olhos, e mais uma vez, só de saudades… Nada se fez novo depois do fim, nada em si é tão relevante quanto atirar – me a morte, até que eu te diga o meu sim… Onde nossas almas viajam pobres pelos trilhos, sem coração, nem compromisso, nem filhos, ou estação…

    Rael Vieira.

  • Márcio Luiz Sousa e Sousa

    Olá boa noite, eu criei uma plataforma com o objetivo de agregar conteúdo e poder compartilhar se houver interesse do usuário. Podem utilizar sem custo e classificar os texto conforme os temas, irei deixa o link abaixo. A publicação fica exposta para milhares de usuários durante o dia, é um agregador. Fiquem a vontade para utiliza-lo e divulgar seus textos. Obrigado pelo espaço srta Nat Marques.

  • Carlos Santos

    Olá Nat, tudo bem?
    Os textos que você publicou nessas plataformas estavam em português, ou você os reescreveu em inglês. Pode me dizer alguma coisa sobre a receptividade e o alcance de textos em português dentro dessas plataformas? É possível participar desses concursos internos escrevendo em português?

    • Nat Marques

      Oi, Carlos! Tudo bem? Sim, todos os meus textos são em português, porque meu público principal é brasileiro e não tem problema nenhum em postar em português, porque é justamente isso, quem vai ler, quem vai procurar por ele, será o público que lê português. Agora, se o seu público-alvo não é brasileiro, aí você tem que publicar com o idioma do seu público-alvo. E é possível participar dos concursos em português, sim! Muitos dos concursos são feitos só para o Brasil, por exemplo.

  • Mídia No Bairro

    Olá, fazendo pesquisas por dicas no Google encontrei seu site, amei o conteúdo, muito bem informativo, mas para gerar conteúdo online é necessário algum investimento, digo para impulsionar e fazer isso ir mais longe? tem algumas dicas sobre isso?

    • Nat Marques

      Oi, Plínio! É isso aí, o importante é publicar usando as plataformas que você tem em mãos no momento. O Instagram pode ser uma alternativa pra você também, já que você publica diariamente. Sucesso!

    • Nat Marques

      Oi, Plínio! Aqui no blog não publico textos de terceiros (pelo menos não ainda). Em cada uma dessas plataformas que eu indiquei há uma maneira diferente de publicar, mas o primeiro passo é escolher uma delas e criar uma conta. Indico que leia algumas publicações de outras pessoas nas plataformas para ver qual combina mais com seu estilo e qual você se identifica. Depois, há alguns tutoriais de como usar os aplicativos ou sites, se você tiver dificuldade de usá-los, mas acredito que a dificuldade vai ser pouca, caso seja para publicar apenas textos. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.