fanfic: histórias de fãs. Foto de um show musical.
ESCRITA

5 Dicas de Escrita para Fanfics

Você gosta tanto de um artista, de um personagem ou de um universo que quer escrever uma história própria, com suas ideias, mas usando esse artista ou esse mundo? Essa obra de ficção baseada em personagens ou universos que já existem é chamada de fanfic, ou seja, ficção de fã. Normalmente elas são publicadas em capítulos e não podem ter fim lucrativo, afinal, ao escrever uma fanfic, você usa de nomes e histórias que já existem, já foram criadas por outra pessoa.

Escrever fanfics é um modo muito divertido de exercitar a criatividade e também o hábito da escrita. Você pode, por exemplo, fazer alguns exercícios de escrita ao escrever uma ficção de fã. Quer algumas dicas de como escrever fanfic? Continue a leitura e confira 5 delas!

1. Escolha qual trama vai trabalhar

Você vai trabalhar no passado de um personagem? Ou vai colocar o vocalista da sua banda favorita vivendo no mundo de ficção científica? As possibilidades são infinitas! Por isso, antes de começar a escrever você precisa escolher qual a história vai desenvolver. Uma dica para fazer isso é escrever a premissa e a storyline da fanfic.

2. Fanfic é para fãs

Claro que todo mundo pode encontrar sua fanfic, afinal, ela estará na internet, se você publicar no seu blog, no medium, ou seja lá onde você colocá-la. Mas o público-alvo são os fãs desse universo que você escreveu. E sabe qual a vantagem disso? É muito fácil encontrar esses fãs, futuros leitores da sua história: no Twitter, Instagram, Tik Tok, basta buscar pelo nome do artista, personagem ou universo e tcha-ram, aí está seu público!

3. Trabalhe a verossimilhança

Sim, você pode soltar a imaginação e fazer a história que quiser, mas lembre-se que são histórias voltadas para fãs. Então você precisa tornar isso verossímil, ou seja, deixar aquele mundo e aquelas situações o mais críveis possíveis. Se o artista escolhido para viver sua fanfic tem medo de cachorros, por exemplo, você não vai colocá-lo numa história de lobisomens. Você tem que seguir as regras, que estão pré-estabelecidas, do mundo em que você está se inspirando.

4. Aposte em um bom título

O título da sua fanfic – e o título de cada capítulo – é o que vai capturar o leitor. Você precisa de um bom título para fisgar uma pessoa e, depois, de um bom conteúdo para engajar. Nada de colocar “Um verão com fulaninho”. Aposte em um título que deixe curiosidade… Uma opção é fazer uma lista dos títulos de livros e filmes que você mais gosta e ver o que há de comum entre eles.

5. Revise, revise, revise

A fanfic não é algo profissional, mas se você é escritor e está criando uma fanfic para treinar sua escrita, ela pode abrir portas para sua carreira. Por isso, postar histórias com erros de português ou grandes falhas narrativas não é uma opção para você! Revise sua história mais de uma vez, não deixe nenhum errinho passar batido. Se puder, mande para um leitor beta, ele pode te ajudar com a narrativa e também em momentos de bloqueio criativo.

Continuar participando de um universo que te faz tão bem é muito gostoso, e a fanfic te dá essa possibilidade! Agora que você já tem essas 5 super dicas, comece a sua! E depois, escolha uma dessas cinco plataformas de publicação de textos para compartilhar com seus leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.