#pracegover audiodescrição resumida: ilustração em fundo cinza. No lado direito, oito riscos de diferentes tamanhos e cores descem do topo da ilustração. Ao lado dos riscos o escrito em vinho: "novidades na literatura de ficção: agosto".
BLOG

Novidades na Literatura de Ficção: Agosto/2020

Chegamos ao fim do mês de agosto, mais um mês recheado de lançamentos literários. Com o projeto do governo de aumento na taxação dos livros, agosto também foi um mês de luta e manifestações na indústria para que a taxação não aconteça. Livros são educação, se taxados estão tirando a oportunidade de aprendizado de muitos. #defendaolivro

Assim como no post de lançamentos literários do mês de julho, selecionei cinco títulos que me chamaram a atenção pela sinopse, autor e comentários das editoras e leitores. A lista está feita de forma aleatória, ainda não li nenhum dos livros, por isso não tem uma ordem de preferência. Espero que a lista de agosto tenham livros que estarão na sua estante daqui alguns dias.

1 – “Sol da Meia-Noite” — Stephanie Meyer

Um dos livros mais esperados do mês de agosto não poderia ficar de fora. “Sol da Meia-Noite” é o mais novo integrante da saga “Crepúsculo” de Stephanie Meyer. Todos conhecemos a história narrada por Bella Swan, mas agora teremos a chance de conhecer o lado de Edward. Sim, o novo livro da saga é narrado pelo vampiro e se passa na mesma época de “Crepúsculo“. Os fãs da saga e de literatura juvenil não podem perder esse lançamento.

A título de curiosidade, há alguns meses vazaram capítulos do livro. Se você foi uma das pessoas que leu o livro vazado, já se prepare para mudanças e surpresas. “Sol da Meia-Noite” foi publicado pela Intrínseca e segue a mesma estética dos outros livros, desta vez com uma romã dividida ao meio, na capa.

2 – “O Avesso da Pele” – Jeferson Tenório

Uma abordagem policial assassina o pai de Pedro, que sai em busca da sua identidade familiar e quer refazer os caminhos paternos. Em sua jornada acaba se encontrando em situações que apenas provam como o Brasil é um país em que a condição de negro deixou marcas desde seus antepassados. Um romance extremamente atual na temática e discussão, onde o autor Jeferson Tenório relata um país marcado pelo racismo e preconceitos, além de trazer também as relações entre pais e filhos.

“O Avesso da Pele” foi publicado pela Companhia das Letras e possui a linda arte da capa feita pelo artista Alceu Chiesorin Nunes, vencedor do Prêmio Jabuti de Capas.

3 – “Aranhas” – Carlos Henrique Schroeder

Nos últimos anos eu aprendi a gostar muito de contos. Eles são histórias que, mesmo mais curtas, acabam trazendo toda a profundidade que muitas vezes um romance de mais de 300 páginas não conseguiria fazer. Quando um autor escreve diversos contos inseridos em um só tema e os juntam em um livro como “Aranhas”, tenha certeza que ao ler você entrará em um novo universo e vai mergulhar profundamente nele.

O contista Carlos Henrique Schroeder, vencedor do prêmio Clarice Lispector de 2010, volta com essa coletânea de contos em que ele utiliza dos nomes das aranhas para falar sobre a realidade humana: amor, traição, inveja, morte.  “Aranhas” foi publicado pelo Grupo Editorial Record.

4 – “O Milésimo Andar” – Katharine McGee

Esse foi um livro de muito sucesso nos Estados Unidos, ficando semanas na lista de best sellers da New York Times. Em “O Milésimo Andar”, Katharine McGee traz uma distopia, que se passa em 2118. Citado como o “Gossip Girl” futurista, esse lançamento segue a vida de cinco jovens que moram num prédio de mil andares construído em Nova York. Assim como em toda compra de imóveis, quanto mais alto você mora, mais caro o apartamento, e nesse prédio não é diferente.

O tema da ascensão social e financeira fica evidente na obra e todos querem alcançar o topo e morar no lugar mais alto do mundo. Porém, quanto mais alto você está, pior a queda. “O Milésimo Andar” foi publicado pela Editora Rocco e aguardem, pois estou ansiosa para ler e postar uma resenha aqui no natmarques.

5 – “A Menina dos Lábios de Cereja” – César Augusto

E é claro que romance não iria faltar na lista. Um bom romance nunca é demais. O lançamento “A Menina dos Lábios de Cereja” conta a história de Júlio e Isabela, dois mineiros de Varginha, amigos de infância, que se separam na adolescência e se reencontram na vida adulta. Com o clima de carnaval reinando, Júlio em constante desentendimento com seu irmão mais velho e Isabela tendo vivido novas experiências em São Paulo, com certeza a história terá ótimos desenrolares.  Esse lançamento literário de agosto foi publicado pela Editora Viseu.

 

Caso você já tenha lido alguns dos livros citados, conta um pouco da sua experiência aqui nos comentários. Conhece mais lançamentos literários do mês de agosto que eu não falei aqui? Comenta também. A literatura nos deixa viajar para lugares que nós nunca iríamos imaginar chegar.

_____

Todas as imagens deste post possuem a #pracegover com audiodescrição resumida em seus textos alternativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.