#pracegover audiodescrição resumida: foto de um casal na contraluz. Seus rostos estão próximos, seus narizes se tocam. No centro, retângulo branco com o escrito "O Beijo".
OPINIÃO

A Ultrapassagem de um Limiar

A pressão para o primeiro beijo. Quem não sofreu deve se sentir privilegiado. Quando se chega a uma certa idade e ainda não beijou, começam os julgamentos externos e também internos. Isso é o que nos conta “O Beijo“, curta-metragem peruano que está na mostra juvenil da 31ª primeira edição do Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo.

Tal sessão nomeada de “primeiros amores” está no programa juvenil, mas de juvenil só tem o nome. Os temas, tratados de forma pura e completa, são de grande impacto, e é muito importante que estejam representados de forma a atrair crianças e jovens a partir dos 10 anos. Ao lado de “O Beijo” está outro curta-metragem que merece muito a atenção, chamado “O Clube“, que permeia o luto na vida de um garoto.

Aos 15 anos a mente passeia entre a imaginação infantil e as pressões da vida adulta. Ale está perto de comemorar sua Quinceañera, no Brasil, sua festa de debutante, e sua amiga Natalia a convence a beijar pela primeira vez um conhecido chamado Victor. Ale claramente não quer que seu primeiro beijo seja assim, mas tudo já foi planejado por Natalia.

As atrizes e os atores estão muito bem em seus papéis e a diretora, Alexa Centurión, conseguiu retratar o clima de tensão — e até mesmo terror — que acompanha o primeiro beijo de uma menina. Enquanto para alguns o primeiro beijo pausa o mundo inteiro, toca uma música romântica e tudo é leve e suave, para Ale acontece um frenesi atormentador, onde seu ídolo POP a importuna com milhões de questões que ela não sabe e não quer responder.

E nesse momento ela percebe a real questão de toda a pressão interna e externa colocada em cima do primeiro beijo — acentuada pelos filmes, séries e parentes —, ela está crescendo e esse novo mundo é realmente assustador. A fronteira entre a infância e o mundo adulto é quebrada, mas cabe apenas a ela a velocidade para ultrapassá-la.

 

Lembrando que o curta-metragem “O Beijo” estará disponível para visualização até às 19h de hoje, dia 24, e também no dia 27 de agosto a partir das 19h no site do Kinoforum. Para mais críticas dos curtas do Kinoforum, basta acessar o post inicial sobre o festival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.