#PraCegoVer Audiodescrição resumida: Foto de fundo desfocado marrom. Em foco, uma corrente de metal na horizontal. No centro, quadrado branco com o escrito: "texto coeso e coerente: o que é e como construir um".
ESCRITA

Um Texto Coeso e Coerente para uma Leitura Harmoniosa

Coesão e coerência são elementos textuais que andam juntos, porém não são a mesma coisa. Todo tipo de texto deve ser coeso e coerente. A coesão está relacionada à elementos gramaticais do texto, e será analisada e construída internamente; enquanto a coerência está relacionado à referências internas e externas, ou seja, ao conteúdo do texto. 

Elementos de coesão podem ser identificados no texto, enquanto a coerência estará presente de forma global. Ou seja, é possível um texto pode estar coeso e incoerente. Para que isso não aconteça com nenhum de seus textos, siga estas dicas que falarei neste post, que é direcionado não apenas àqueles com projetos ficcionais e narrativos, mas também para quem quer aprimorar sua escrita não narrativa e argumentativa.

Como Construir um Texto Coeso

Alguns pontos devem ser levados em conta para a escrita de um texto coeso, que vai facilitar a experiência do leitor. Em sua maioria, são referentes à gramática. A coesão tem a capacidade de auxiliar a memória do leitor. Ela permite que o texto esteja bem emendado.

1 – Evitar a Repetição de Termos

Usando pronomes, sinônimos e expressões é possível escrever um texto mais clean, sem a repetição de palavras que torna a leitura cansativa. Sempre revise o seu texto prestando atenção se não está usando um termo excessivamente.

Caso esteja escrevendo no computador, uma forma simples de fazer isso é usar a ferramenta de busca (atalho Ctrl+F no teclado) e procurar pela palavra que acha que está muito repetida. A máquina vai te mostrar o número de vezes que o termo aparece na página e aí vai do seu bom senso, compare o tamanho do texto com o tanto de aparições da palavra.

O dicionário de sinônimos online é um grande ajudante nessa etapa. 

A elipse é um recurso que ajuda nesse momento, já que toda uma oração pode ser ocultada por ela — caso caiba no contexto.

2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos

Ao usar conectivos as frases e parágrafos criam uma ligação entre si. Isso fará com que uma sequência seja criada no texto e, consequentemente, na memória do leitor, deixando explicito que naquele momento será retomado um conceito ou ideia falado anteriormente. Essas seriam palavras de transição.

 

Como Construir um Texto Coerente

1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa

Não adianta discorrer sobre um assunto por três parágrafos se em três linhas você já falou tudo que precisava. Lembre-se que o tempo é precioso, assim como as linhas do seu texto. Escrever de forma concisa e objetiva, sem usar muitos termos difíceis e deixando claro qual é o ponto principal, vai fazer com que o leitor aproveite muito mais do conteúdo.

2 – Planejamento de Ideias

É importante que você planeje suas ideias antes de começar a escrever, para que façam sentido e todo o pensamento seja apresentado de forma estruturada. A criação de uma linha de raciocínio fará com que você esteja muito mais alinhado com os tópicos que irá abordar, vindo a dividir o texto em ideias principais e secundárias, dando ênfase nas partes e informações mais relevantes.

3 – Harmonia entre Ideias e Fatos

Imagine a situação: você está lendo um texto argumentativo que introduz um termo científico. Você vai pesquisar mais sobre o termo e descobre que o que está escrito no texto não tem nada a ver com a realidade. Um texto coerente não deixaria isso acontecer, por isso é importante que você harmonize as ideias e os fatos, construindo frases verdadeiras e claras. Pesquise sobre o que está escrevendo, pegue o máximo de referências que conseguir para montar sua própria ideia.

Além disso, não seja contraditório. Se você afirmou uma ideia na introdução do texto, deve mantê-la até o fim. 

4 – Referência no Assunto

Mostrar que domina o assunto apresentado é importante. Mas como fazer isso sem colocar o currículo no texto? Discorra sobre o tema de forma segura, quando possível, dê um exemplo pessoal, fale de um caso que conhece. No caso de narrativas, mostre que conhece aquela história colocando detalhes, aumentando descrições. É muito bom ler um texto em que você sente a segurança e a credibilidade do autor.

Além disso, apresentar informações já conhecidas sem desenvolvê-las é um recurso que tonará o texto superficial. Aposte em trazer novas informações ao leitor, novas teses, propostas e informações imprevisíveis.

 

Estabelecer um sentido no texto, tornando-o harmonioso e apresentar as ideias originais de forma natural e segura fará com que o seu projeto possua coesão e coerência, respectivamente. Seja ele argumentativo ou narrativo, as lógicas interna e externa devem estar bem estruturadas, proporcionando uma boa leitura e compreensão da obra.

Já verificou se seu projeto está coeso e coerente? Ainda não? Então vá revisá-lo e aproveite para analisar se a leitura está fluída e com consistência.

 

_____

Todas as imagens deste post possuem #pracegover com audiodescrição resumida em seus textos alternativos.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.