Audiodescrição resumida: foto de dois livros em cima de uma mesa. Estatueta do oscar em meio à fumaça. à frente da foto, em letras brancas, e a academia erra mais uma vez..
BLOG

O que aprender com o último erro grotesco do Oscar?

Na última terça-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (que realiza a premiação do Oscar) anunciou que oito das 23 categorias não serão contempladas com a premiação no programa ao vivo, mas sim em um evento online que acontecerá antes do evento principal. A desculpa deles é manter a audiência alta durante todo o evento, deixando-o mais rápido e dinâmico.

Os profissionais dessas oito categorias – Montagem, Trilha Sonora, Som, Cabelo & Maquiagem, Figurino, Documentário em Curta-Metragem, Curta-Metragem Animado e Curta-Metragem em Live-Action – receberão seus prêmios e gravarão um vídeo com o discurso, que será mostrado na premiação principal. Mas é claro, não é a mesma coisa.

O principal erro da Academia – entre tantos outros – é mudar algo que vai atrair um certo público que não é seu o público alvo. Os amantes do cinema querem ver todas as categorias contempladas na evento principal, ao vivo. Categorias como trilha sonora e som são clássicas de analisar, torcer, apostar e ficar feliz – ou não – com o filme vencedor.

O público que será atraído por um evento ao vivo mais enxuto e rápido são os não-cinéfilos. Alguns desses podem vir a se tornar amantes do cinema e será ótimo, mas a grande maioria continuará a olhar o Oscar como “uma besteira” (já ouvi muita gente dizendo isso, e faz sentido, é uma premiação criada principalmente para os membros da própria indústria acompanharem e tá tudo bem).

E a maior consequência disso? A irritação e descontentamento de um público fiel – muitos deles, profissionais do Cinema.

Por isso, podemos aprender com esse erro grotesco que não devemos mudar algo só porque você quer atrair mais pessoas. Às vezes as pessoas que vão chegar não terão tanta qualidade quanto aquelas fiéis, uma comunidade que já estava construída. Parece papo de coaching, mas pode ser aplicado em DIVERSOS campos da nossa vida, desde o pessoal, até o profissional e criação de conteúdo.

E aí, comenta aqui embaixo o que você achou dessa decisão da Academia! E acompanhe os vídeos de análises de todas as categorias que estou lançando no Que tal um café?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.