BUENOS AIRES

Não pegue hotel com café da manhã em Buenos Aires

Quando estamos nos preparando para viajar, uma das escolhas mais importantes é o hotel: escolher onde vamos ficar pode mudar todo o passeio. Minha dica, levando em conta minhas duas passagens pela Argentina, é que você não deve pegar um hotel com café da manhã em Buenos Aires.

Além de muitos colocarem esse serviço como “extra”, cobrando grandes taxas, o café da manhã de hotel pode fazer com que sua viagem não transpareça o clima da cidade, que é tão gostoso e matinal. Quer saber porque eu indico que você não escolha um hotel com café da manhã em Buenos Aires? Continue a leitura!

A rotina matinal do turista e do portenho

O portenho começa o dia tarde. Os moradores de Buenos Aires são pessoas boêmias, vemos as ruas e transportes públicos ainda cheios, mesmo em dias de semana, após a meia-noite e isso reflete na manhã: o comércio só começa a funcionar, de verdade, após às 10h. Os únicos estabelecimentos que não seguem essa regra são as centenas de cafeterias.

Você encontrará cafés abertos das 7h às 23h e medialunas no forno durante todo o expediente. O cidadão portenho adora começar o dia comendo um desses pãozinhos em formato de lua, tomando um cafezinho ou o tradicional mate. Em estações como primavera ou outono, essa cena irá se repetir nas mesinhas dispostas na rua, já que o clima é super agradável e raramente chove.

As deliciosas medialunas argentinas! Comia toda manhã. | Foto Nat Marques

Enquanto os portenhos aproveitam a paz das manhãs nas cafeterias da cidade, os turistas se contentam com o café da manhã de hotel, self-service, nas mesinhas do lobby, com diversos outros turistas em volta de você – a maioria brasileiros, provavelmente. Se esse é o seu tipo de viagem, beleza, aproveite o seu café da manhã de hotel.

Mas esse não é o meu tipo de viagem.

Eu gosto de conhecer a fundo a cultura de onde estou e, por isso, escolheria tomar café da manhã junto com os argentinos e viver o cenário matutino de Buenos Aires. Acordar por volta das 8h, sair do hotel, encontrar um bom café para conhecer, aproveitar a gastronomia e, dependendo, a vista.

Se até agora não te convenci, uma informação muito importante: o café da manhã em Buenos Aires é barato. Você encontrará combos de cafe con leche + 2 medialunas + jugo de naranja por 700 a 1000 pesos, dependendo do bairro onde estiver. Convertendo isso hoje, abril de 2023, dá em torno de R$10 (pelo câmbio blue, como Western Union).

Onde tomar café da manhã em Buenos Aires?

Em quase todo restaurante que você entrar haverá a opção de café – ou cafe con leche – e medialuna. Porém, separei alguns lugares que eu mais gostei de tomar café da manhã durante meus 8 meses na cidade e vou indicar para que você coloque no seu roteiro de viagem e aproveite todos os dias que estiver por lá.

Como morei no Centro e em San Telmo, focarei nesses dois bairros, mas caso queira indicações de outros bairros, deixe nos comentários ou me chame no Instagram que posso atualizar este post conforme os pedidos cheguem.

Onde tomar café da manhã em C.A.B.A.?

O centro de Buenos Aires é repleto de pontos turísticos: Obelisco, Teatro Cólon, Calle Florida e muitos outros. Então, tomar café da manhã por ali pode facilitar o seu trajeto e  reduzir seus custos em transporte.

Café Tortoni

Esse é o café mais tradicional da cidade de Buenos Aires e tenho certeza que, se você já está com o roteiro feito, essa é uma visita que estava agendada. O Café Tortoni foi inaugurado em 1858 e, desde então, recebeu a visita de diversas pessoas ilustres – até o Einstein já tomou café lá, acredita? A comida é muito boa, o preço é barato, o atendimento é excelente e o espaço é lindo, repleto de obras de arte e uma arquitetura que remonta a época de quando foi inaugurado.

Pintura do Café Tortoni presente nas paredes do café | Foto Nat Marques

O único problema do Tortoni é a fila. Como é um café muito turístico, filas quilométricas costumam se formar no lado de fora do estabelecimento, às vezes com mais de 2 horas de espera. Da primeira vez que fui, em 2019, peguei uma dessas filas, esperamos mais de 40 minutos, e isso fez minha experiência ser péssima – afinal, ninguém merece esperar 40 minutos para tomar um café da tarde, né?

Aí foi o meu erro: fui no café da tarde. Eu e meu marido tínhamos pegado um hotel com café da manhã em Buenos Aires e marcamos nossa visita ao Tortoni para a tarde, assim como todos os turistas que estavam na cidade. Em 2022, quando estava morando na Argentina, vira e mexe estava tomando café da manhã no Tortoni, cheia de mesas vazias à minha volta, comida chegando rápido na mesa e o atendimento quase exclusivo. Conclusão: se vai ao Tortoni, vá tomar café da manhã.

Tostado Café Club Obelisco

Tostado é uma rede de cafeterias argentina. Você vai encontrar um Tostado Café Club em quase todos os bairros que visitar e, apesar de preços um pouco salgados, tem bastante variedade, principalmente para quem tem fome de manhã (tem lanches bem grandes). Mas minha indicação é a filial Tostado Obelisco, que fica literalmente de frente ao Obelisco, na esquina da Av. Corrientes com a Av. 9 de Julio.

Quando você entra, faz o pedido no caixa e retira por lá mesmo (não há atendimento na mesa) e por ser perto de 3 linhas do metrô, muitos portenhos pedem café para levar e, por isso, não há mesas no andar inferior. Peça seu café da manhã, suba com a sua bandeja até o andar superior, torcendo para que uma das mesas da janela estar vaga, e aprecie seu delicioso café com a incrível vista do Obelisco, Av. 9 de Julio e Teatro Colón (dependendo do lado que você sentar, é claro).

Outra coisa que gosto muito dessa filial é a música que deixam no ambiente. Se você vai em um horário de pouco movimento, pode curtir um pop ou um rock romântico durante o café da manhã – eu adoro esse estivo de música haha. Indico pedir o lanche de rosbife ou o avocado toast acompanhado por um café gelado (se estiver calor) ou um cappucino (se estiver frio).

London City

Estátua de Julio Cortázar no Café London City em Buenos Aires | Foto Renan Pizzinatto

O London City é uma opção para os amantes de literatura de plantão. Esse é o café onde o escritor argentino Julio Cortázar ia escrever suas obras e onde uma delas se passa, inclusive, o livro “Los Premios“. Fiz um vlog procurando um exemplar de “Los Premios” para que eu pudesse ler frequentando o café London City. É muito legal que eles separaram a mesa onde o Cortázar costumava se sentar e colocaram uma estátua dele, em tamanho real, tomando um cafézinho e escrevendo em um caderno.

O London City é um café caro, mais caro que os citados anteriormente, mas a comida é muito boa e há também opções de almoço e jantar. Indico a empanada de queijo com cebola, é deliciosa. Caso você esteja sentindo falta de um café forte como o brasileiro, lá no London City peça o jarrito.

Uma história legal é que, no dia da final da Copa do Mundo de futebol masculino, em 2022, no jogo Argentina X França, eu e meu marido não tínhamos reservado lugar em nenhum restaurante para assistir ao jogo, que começava às 10h. Eram 9h15 e todos os restaurantes do centro já estavam ou lotados ou cobrando para entrar, e o London City, não. Apesar de ter uma TV pequena, entramos, pegamos uma mesa onde tinha visão para a TV e vimos a Argentina ser campeã do mundo ali. Foi emocionante e sempre lembrarei do London City com carinho.

Café Pertutti Plaza de Mayo

O último café que indico na região do Centro de Buenos Aires é o Pertutti Plaza de Mayo. Ele fica na esquina da Plaza de Mayo com a Calle Perú: uma esquina muito estratégica. Na Calle Perú há uma agência grande da Western Union, onde você pode trocar câmbio. Na Plaza de Mayo está a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, dois pontos turísticos obrigatórios no seu roteiro, principalmente se for a primeira vez que você visitará a cidade.

Outro ponto bom do Café Pertutti é que ele abre aos domingos – raridade no Centro – e fica próximo da Calle Defensa, onde acontece a Feira de San Telmo, outra atração para visitar caso esteja lá de domingo. Então vale a pena ir tomar um café e depois andar pela feira. O único contra do Pertutti é que, de todos os cafés que indicarei aqui neste post, ele é o mais caro. Os preços são realmente bem salgados, até a medialuna por unidade é mais cara que no resto da cidade, por isso, se escolher tomar café nele, já prepare o bolso.

Onde tomar café da manhã em San Telmo?

San Telmo é um bairro que conquistou meu coração. Morei durante 3 meses nesse bairro super tradicional e cheio de história, no coração da Cidade de Buenos Aires, e tenho indicações de lugares para tomar café da manhã, vem ver.

La Poesía

O La Poesía foi instituído pelo Ministério da Cultura como um dos Cafés Notables da Cidade de Buenos Aires. Ele fica na mesma rua da estátua da Mafalda, aquela em que todo mundo tira uma foto sentado no mesmo banco que a personagem, na esquina das Calles Chile e Defensa. Aliás, o La Poesía também é uma ótima opção para os domingos, já que fica no caminho da Feira de San Telmo, então pode unir o útil ao agradável.

O preço do La Poesía é muito bom. Como ele faz parte dos Cafés Notables, pratica preços baixos e tabelados com os outros 4 Notables que estão espalhados pela cidade. Eu indico pedir as torradas com marmelada e também as medialunas, para comer. Para beber, o clássico cafe con leche.

Eu e a turma da Mafalda na esquina da Chile e Defensa | Foto Renan Pizzinatto

Patagonia Danuë

Um café pequeno e modesto, que fica na esquina da Calle Perú com a Av. Caseros, perfeito para quem gosta de comer bem no café da manhã, com um ambiente familiar – todas as vezes que eu fui havia família com crianças – e com um preço ótimo, de bairro. Os doces desse lugar, eu juro, são maravilhosos!!!

Existem outras filiais do Patagonia Danuë, mas confesso que só visitei essa, de San Telmo, já que ficava super perto da minha casa. O tostado deles (o nosso famoso misto quente), é gigante! Caso você não coma muito de manhã ou não tenha com quem dividir, peça o meio tostado! Esse café uma boa opção para o dia que você for visitar o bairro La Boca (onde fica o Caminito e a Bombonera), já que a caminhada dele até esses pontos turísticos dá em torno de 15 a 20 minutos.

Pegar um hotel com café da manhã em Buenos Aires pode não ser a melhor escolha. O café da manhã é minha refeição favorita e por isso eu gosto de sempre ter opções para explorar a cultura de uma cidade enquanto aproveito para tomar um bom cafezinho. Se você é como eu, espero que este post tenha te ajudado a incrementar os seus roteiros matinais.

Te convido a ver algumas fotos dos Cafés Notables que postei no meu Pinterest: visitei os cinco Notables e avaliei todos os meus pedidos. Quem sabe você não coloca algum deles no roteiro também?

4 comentários

  • Ronnyel

    Obrigado pelas informações. Só achei engraçado que não teve uma opção de café barato. Todos caros e sempre que falava do valor, dizia ser o mais caro até aquele momento da leitura.

    • Nat Marques

      Oi, Ronnyel! Tudo bem? Na verdade, falo no texto como todos são baratos e tem preços ótimos (menos o London City, que é realmente mais caro que os demais). Os com o melhor custo-benefício, inclusive, estão no post: Tortoni e La Poesía. Espero ter ajudado com as dicas!

      • Ivanete Freire

        Uaau! Que delicia ter encontrado seu blog. Simplesmente muito lindo como vc escreve, passa uma certo encanto por onde passou. Estou indo pela primeira vez numa viagem internacional semana que vem pra Argentina e estou amando suas dicas. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.