O Que é Estágio do Escritor?
Desde sempre o escritor é visto como uma pessoa um pouco antissocial, introspectiva. Por ser uma característica encontrada em muitos, acabou se tornando um esteriótipo, às vezes injusto. Cada escritor tem seus melhor jeito, momento, lugar e atmosfera para criação e cabe a cada um reconhecer e habituar o seu meio ao seu estilo. Alguns realmente preferem se isolar, mas outros sentem-se mais criativos no meio social.
Seja qual for o seu caso, se dedicar inteiramente à criação artística pode ser uma grande vontade, mas raramente é possível de realizá-la. A barreira? Os afazeres da vida, emprego, família, entre outros. Por isso, escritores do mundo inteiro utilizam de uma técnica para unir o útil ao agradável e focar inteiramente em uma obra: o estágio do escritor.
O que é o estágio do escritor?
Você já ouviu falar em escritores que precisaram se isolar totalmente do mundo em que viviam, ou que viajam de cidade em cidade, país em país, para fazer suas criações? Eles estão realizando o estágio do escritor e isso faz muito bem para a sua jornada.
O nome refere justamente ao período que antecipa uma contratação, um período de aprendizado e autoconhecimento. É necessário que o tempo que você separar para o estágio tenha foco total na criação, no desenvolvimento criativo em cima daquela obra.
Por isso, muitos escritores preferem total isolamento, assim não terão distrações ou imprevistos externos que os impeçam de cumprir sua meta, seja ela estruturar a obra, dar corpo ou até mesmo finalizar a obra. O total isolamento é, inclusive, das plataformas e redes sociais. Um estágio do escritor offline provavelmente será melhor aproveitado e menos distraído.
Muitos livros ótimos foram escritos em períodos pequenos, por conta do estágio do escritor. Como se baseia no trabalho em cima de uma obra em especial, deve ter planejamento, para que ele seja aproveitado em sua totalidade.
Como planejar um estágio?
Caso a escrita não seja ainda a sua fonte de renda principal, o passo mais importante é que você concilie o seu estágio a um momento que o seu emprego não possa interferir na criação, ou seja, nas férias. Apesar de durar apenas 30 dias, você pode ter um grande avanço na sua obra se dedicar esse período somente a ela.
Se você dispõe de mais dias para realizar essa imersão, concentre-se em fazer algo que agregue na criação, como viajar para a cidade onde a obra se passa (se for fictícia, viajar para uma cidade referência); alugar um apartamento no Airbnb parecido com o que o seu personagem vive e fazer a imersão morando nele, vivendo como o seu protagonista. Vale tudo.
Agora, se o tempo para imersão é curto, às vezes apenas um final de semana, não se acanhe em realizar diversos estágios durante o ano, contanto que você consiga imergir na criação em todos eles. Para que sejam produtivos, faça uma esquematização de informações que possam otimizar o seu tempo, por exemplo, resumos dos capítulos, perfil de personagem, descrições de locais, etc.
Isso é necessário para escrever um livro?
De maneira nenhuma. Assim como qualquer processo criativo, é uma escolha individual. Se você não vê motivo para isolamento ou imersão e consegue criar muito bem durante o seu dia a dia, estágio do escritor pode vir a ser algo negativo, como uma distração.
Agora, se você constantemente se percebe com bloqueios e, depois de analisar o porquê deles existirem, vê que precisa de um tempo à sós com a sua obra, o estágio se torna uma ótima saída e uma ajuda necessária.
Eu confesso que estou com muita vontade de tentar esse método criativo. Eu sei que quando estou isolada com minhas obras escrevo de forma muito mais fluida, então acredito que algo assim poderá me ajudar bastante a terminar algum de meus projetos.
E você? Já tinha ouvido falar do estágio do escritor? Tem vontade de tentar fazer essa imersão? Conta aqui nos comentários.
_____
Todas as imagens deste post possuem a #pracegover com audiodescrição resumida em seus textos alternativos.
2 comentários
Emerson Erik
Engraçado, estava sentindo essa necessidade, mas não sabia que tinha um nome. Post interessante!
Natalia Marques
Oi, Emerson! Que bom que gostou! Realmente, às vezes precisamos mudar de ares pra ativar nosso melhor lado criativo! Boa sorte!