9 livros para ler no inverno
O inverno chegou no mundo exterior e é refletido no mundo interior. Nesses três meses temos a tendência de ficar mais introspectivos, reflexivos e quietos, como se algo estivesse descansando dentro de nós e esperando o clima ameno de calor, trazido pela primavera, para florescer. Fiz esta lista de 9 livros para ler no inverno, que vão respeitar essa introspecção e podem esquentar um pouquinho as tardes frias.
Aceite esse tempo de quietude na companhia de um chá quente, uma vela aromática, uma coberta e se permita relaxar lendo um bom livro. Vamos ler juntos?
1. O conto da Aia – Margareth Atwood
Comecei a lista de livros para ler no inverno com a distopia “O conto da Aia”, de Margareth Atwood, porque ela representa um inverno – possível – na vida futura do ser humano, na sociedade que estamos construindo hoje. Essa história ficcional, que se passa em uma sociedade no futuro, faz o coração acelerar e um pouco de medo se instaurar no nosso ser. Já vimos tantas atrocidades causadas pelo homem, essas contadas no livro não parecem tão distantes. Será uma ótima leitura para viajar no tempo, refletir e conhecer mais um clássico da literatura mundial.
2. Jamais peço desculpas por me derramar – Ryane Leão
Não sei porquê, mas poesia e inverno parecem combinar muito para mim, talvez por olharmos mais para dentro durante os dias frios. “Jamais peço desculpas por me derramar”, de Ryane Leão, se tornou meu livro de poesia favorito (pelo menos até agora). Ela se derrama sobre os temas do feminino e da negritude, de modo que, ao final do livro, estamos esparramados junto com ela.
3. Beijos em Nova York – Catherine Rider
Esse é para os românticos de plantão que estão afim de relaxar ao máximo com uma história leve, simples e muito divertida. Eu li esse livro em menos de 24 horas, porque eu não conseguia parar de ler! Me prendeu de um modo muito gostoso e tenho certeza que, se você gosta de comédias românticas, vai te prender também. Além disso, “Beijos em Nova York”, de Catherine Rider, se passa no inverno, então… tudo a ver, né?
4. O Garoto Quase Atropelado – Vinícius Grossos
Assim como escrevi em minha resenha, esse livro é um atropelo. Vinícius Grossos nos apresenta personagens que começamos a amar e temos medo de perder. Essa é uma leitura densa, apesar de não parecer, por ser uma história adolescente. Indico que leia “O Garoto Quase Atropelado” naqueles dias de inverno em que o sol aparece, apesar de tímido, e que você pode ir ao parque sentir os raios na sua pele.
5. A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig
Se você quer ficar reflexivo, passar um tempo olhando para o horizonte, enquanto toma uma bebida quente, esse é o livro pra você! Em “A Biblioteca da Meia-Noite”, Matt Haig nos faz pensar sobre os arrependimentos que acumulamos durante os anos e se realmente vale a pena ficar remoendo cada um deles – spoiler: não vale. É uma leitura rápida, mas densa, por isso acho difícil que você termine em um ou dois dias, mas é transformadora.
6. Um Dia – David Nicholls
Prepare-se para passar vinte invernos junto com Emma e Dexter (e para derramar lágrimas). Esse romance é mais um daqueles que vai te mostrar como é importante aproveitarmos todos os dias do lado de uma pessoa. “Um dia” também tem uma adaptação para o cinema MARAVILHOSA, que você pode assistir debaixo das cobertas, comendo uma pipoquinha, no Star + ou Amazon Prime Video.
7. Os Ares de Luisa – Nat Marques
Se você for ler “Os Ares de Luisa” e beber alcoólicos, como autora, indico que seja acompanhado do seu vinho favorito! Essa é uma leitura que te fará viajar para Buenos Aires e refletir como a sua companhia pode ser o bastante e, muitas vezes, é o que irá te fazer realmente feliz. Se você gosta de ler ouvindo música, “Os Ares de Luisa” tem até uma playlist no Spotify todinha pra ele!
8. Já não me sinto só – Maria Flor
Essa foi uma das surpresas mais positivas que a assinatura do Kindle Unlmited me trouxe. “Já não me sinto só” conta uma história rápida e real, uma autobiografia misturada com ficção, escrita por Maria Flor, tão conhecida por seus trabalhos na teledramaturgia e cinema nacionais. É um livro perfeito para ler em dia frio, tomando um chá, ouvindo música instrumental. Se você costuma ler rápido, terminará em menos de 24 horas.
9. O Vilarejo – Raphael Montes
Para terminar essa lista de livros para ler no inverno, trago uma antologia de contos de terror do Raphael Montes, chamada “O Vilarejo”, que é arrebatadora. A maioria dos contos na antologia (se não todos) se passam no inverno também, então você se sentirá em casa. Mas já adianto que pode ser que não durma bem depois…
E então, vai escolher algum desses livros para ler nesses próximos três meses de frio? Lá no meu perfil do Instagram eu estou sempre dando dicas de leitura, se ainda não me segue, não perde mais tempo. Até mais!