5 passeios familiares para fazer em Buenos Aires
Juntar a família para tirar um tempinho para descansar, conhecer novos lugares e viver experiências é muito gostoso, não é? Ainda mais quando as crianças entram de férias, assim você consegue gastar toda a energia dos baixinhos e ainda se divertir junto. Neste artigo vou te dar 5 ideias de passeios familiares em Buenos Aires, para que você e sua família aproveitem muito sua próxima viagem à capital da Argentina!
1. Feira de San Telmo
A Feira de San Telmo é um passeio já tradicional nos roteiros de viagem para Buenos Aires. Uma feira de artesanato e antiguidades no coração do bairro de San Telmo – um dos mais antigos e populares bairros da cidade. Ela se estende por toda Calle Defensa, com milhares de barraquinhas e artistas expositores. Indico comprar as lembrancinhas da viagem por lá.
Esse passeio, porém, implica em você estar na cidade em um domingo, já que esse é o único dia da semana que a Feira de San Telmo acontece. Em muitos sites dizem que ela começa às 10h, mas vai por mim, chegue por volta das 12h. Eu morei por 3 meses na Calle Defensa e às 10h muitos expositores ainda nem chegaram para arrumar as suas artes. A partir das 12h é um passeio familiar muito gostoso para aproveitar o domingo.
2. Centro Cultural Kirchner
O Centro Cultural Kirchner é um espaço de entrada gratuita com uma programação mutável. Há exposições de arte, feiras – como a feira do livro infantil, que acontece entre Julho e Agosto – e atividades em geral, para todas as idades. Mas indico que, quando for visitar com a família, suba até o último andar. Lá há um salão de jogos de tabuleiro, onde basta escolher uma mesa, um dos jogos disponíveis e se divertir com toda a família.
Isso tudo gratuitamente e com uma vista de Puerto Madero de perder o fôlego! O Centro Cultural Kirchner funciona de quarta à domingo, das 14h às 20h. Em alguns feriados ele costuma ficar fechado.
3. Rosedal de Palermo
Se você gosta de flores, de natureza e piquenique, esse é o passeio familiar em Buenos Aires ideal! O Rosedal de Palermo possui mais de 18 mil rosas! Se você está indo no outono ou inverno, infelizmente não conseguirá vê-las, mas na primavera ou verão, são um espectáculo.
Mas não fique triste caso esteja na cidade de Abril a Outubro, o Rosedal é um parque muito grande, cheio de áreas verdes, onde pode sentar para um piquenique, alugar uma bicicleta ou um pedalinho. A primeira vez que andei de pedalinho na vida foi no Rosedal e eu amei estar entre os patinhos que vivem por lá. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 17h.
4. Ecoparque de Buenos Aires
Aproveite que você está no bairro de Palermo para visitar o Rosedal e atravesse duas ruas, chegando ao Ecoparque de Buenos Aires. Esse passeio as crianças vão amar! Se você é de São Paulo, provavelmente já visitou o Parque da Água Branca, onde vários bichinhos ficam soltos, andando pelo parque. No Ecoparque é a mesma coisa: patos, pavões e maras (meu favorito) ficam andando livremente pelo parque.
Além disso, em ambientes que imitam seus habitats naturais, há outros animais – maiores – como girafas, dromedário, flamingos e até uma alpaca! São animais que sofreram algo e estão sendo cuidados ou não podem voltar para a natureza. No Ecoparque há um centro veterinário e, às vezes, algumas casinhas dos animais ficam tampadas com o aviso “hoje ele está descansando”, justamente para não deixar o animal tão estressado com as visitas humanas. A entrada do Ecoparque é gratuita.
5. Acatraz
Todos esses passeios que falei anteriormente são ótimos para adultos e crianças, mas e os aborre… quer dizer, adolescentes? Eles também podem se divertir muito em Buenos Aires! O Acatraz é um bar de jogos incrível localizado no bairro de Almagro. Ele possui diversos fliperamas, pimballs, mesas de sinuca e pistas de boliche. Além disso, se bater aquela fome, um cardápio recheado de opções, com pizza, hambúrguer e refeições. A imagem de capa deste artigo é uma foto que tirei um dia que fui lá.
O Acatraz abre de quarta a domingo, das 17h às 02h – de sábado ele fica até às 04h. Há uma taxa para entrar, que é consumível, e cada um dos brinquedos tem um preço. É um ambiente super agradável para toda a família, desde os mais pequenos, que podem se divertir nos jogos próprios para a idade, até os adultos, que podem arrasar no bilhar enquanto bebem um bom vinho argentino.
E então, qual desses passeios familiares em Buenos Aires você achou que é mais a cara da sua galera? E já que é bom economizar na viagem, seja sozinho, seja em família, vem dar uma olhada neste vídeo onde eu dou dicas para turistar um dia inteiro gastando apenas R$50 por pessoa!