Como escrever um ótimo artigo para o LinkedIn que chame a atenção dos recrutadores?
Mais do que uma rede social, o LinkedIn é uma vitrine e um lugar maravilhoso para se posicionar como autoridade na sua área. Mais de 50 milhões de brasileiros usam o LinkedIn e 774 milhões de pessoas no mundo, isso é muita gente mesmo! E sabe o que muitas dessas pessoas estão procurando? Conteúdos que os ajudem ou entretenham de forma construtiva e a melhor maneira de fazer isso é escrevendo um artigo para LinkedIn.
Não importa se você está procurando emprego, é prestador de serviços, recrutador ou dono de uma empresa, sempre terá um artigo do LinkedIn que pode chamar a sua atenção e te ajudar. Mas vou te incentivar a fazer algo melhor: escrever artigos para o LinkedIn. Com eles você pode construir autoridade, ou seja, ser reconhecido no seu campo de atuação como alguém confiável e com sabedoria sobre a área.
Quer saber algumas dicas de como escrever ótimos artigos para o LinkedIn? Então continue a leitura e vamos arrasar na criação de autoridade!
Conheça a sua audiência
Isso vale para o LinkedIn e para todo lugar que você vai criar conteúdo. Você tem que saber para quem você está criando e o objetivo desta criação. Está escrevendo um texto para ajudar seus companheiros de carreira ou para se posicionar e ser visto por recrutadores? Basicamente é responder a pergunta: de quem eu quero chamar a atenção?
Quando você cria textos interessantes na plataforma, que conversam com sua área profissional, você ganha visibilidade, cria identidade no LinkedIn e pode construir até mesmo uma comunidade, que vai esperar ansiosa pelo seu próximo artigo. Os textos que são publicados como artigo ficam fixados no seu perfil e você pode utilizá-los para enriquecer seu currículo, já que eles vão mostrar mais da sua experiência e dos seus conhecimentos.
Escreva sobre o que você sabe
Os principais assuntos que devem ser abordados no LinkedIn são aqueles relacionados à sua profissão, afinal, é uma rede de intuito profissional. A diferença entre se destacar com um artigo é escrever sobre algo que você saiba. Por exemplo, faz todo sentido eu postar um artigo sobre “como escrever um artigo”, já que eu trabalho dando mentorias e consultorias de escrita.
Agora, se eu postasse um artigo falando sobre valorização da equipe em multinacionais, eu estaria totalmente fora da minha área: eu nunca trabalhei em multinacional, eu não teria essa experiência agregada para me destacar. Isso faz toda diferença: incluir as suas lembranças e suas experiências em um artigo. Todo mundo pode escrever sobre “escrita de roteiro”, mas eu já escrevi mais de 20 roteiros, eu tenho essa experiência pra contar.
Lembrando que artigos mais longos, com mais conteúdo e utilidades, performam melhor (o indicado é 1000 palavras no mínimo). Mas quantidade não é qualidade, o texto deve estar com informações úteis. Não adianta escrever 3000 palavras sendo que só 300 realmente importam.
Invista em dados e referências
Números chamam a atenção das pessoas (olha como eu comecei este post). Referências, pesquisas, dados estatísticos, isso sempre ajuda a manter a atenção da sua audiência e a te dar mais autoridade. As pessoas confiam no que você está escrevendo, porque você tem provas, isso aumenta muito a sua credibilidade.
Se você utilizar de elementos visuais durante o texto, vale investir em gráficos e infográficos, que são outros meios de trazer dados estatísticos. Os hiperlinks também são uma ótima pedida! Todo mundo gosta de hiperlinks, principalmente em uma rede como o LinkedIn, onde as pessoas normalmente estão procurando aprender mais e se especializar. Invista neles.
Use técnicas de copywriting
O seu artigo do LinkedIn pode aparecer num resultado do Google se ele estiver escrito com boas técnicas de SEO – otimização para mecanismos de busca. Ele possui um próprio mecanismo de busca e usar palavras-chave de forma certa pode te garantir muitos leitores e visitantes. Título, texto e imagens são importantes e precisam estar otimizados.
Sua audiência tem um problema e você está ali para resolvê-lo. Esse problema pode ser desde uma piscina suja e você tem uma empresa de limpeza de piscinas, até estar com um cargo aberto, e você ser a pessoa perfeita para preenchê-lo. Resolva esses problemas em seus artigos, de maneira leve, descontraída e otimizada.
E não esqueça de colocar uma chamada para ação (CTA) ao final, aconselhando sua audiência a fazer alguma coisa. Pode ser assinar sua newsletter, visitar o seu site ou conferir o seu portfólio. Tudo é válido, se combinar com o tema do artigo, é claro.
Tenha constância
Escrever um artigo para LinkedIn na vida e outro na morte não vai ter impacto algum. Você precisa criar um relacionamento com o público, afinal, esse é o principal objetivo das boas práticas das redes sociais. Crie artigos com constância: toda semana, a cada quinze dias ou no mínimo um por mês, um calendário editorial pode te ajudar muito, principalmente quando você cria conteúdos para outras redes sociais também.
Escolher notícias do período e comentá-las, levando para a sua área profissional, também pode ser uma opção, principalmente quando você está com bloqueio criativo para temas. Mas não abuse disso! Tente sempre equilibrar os tipos de texto que você posta, assim vai conseguir atrair mais pessoas interessadas em quem você é, ao invés de atrair apenas quem quer estar informado sobre certa notícia.
Você deve prestar atenção nas métricas, como alcance e curtidas, mas o relacionamento e a comunidade que você está criando por meio dos seus artigos é mais importante. Um post pode alcançar 30 mil pessoas e nem 100 delas vão querer ler o seu próximo artigo. Ao mesmo tempo, um artigo para LinkedIn que alcance 600 pessoas pode ter uma fidelização de 400, se você estiver fazendo tudo direitinho, com essas dicas que eu falei aqui.
Depois de ler essas dicas, tenho certeza que você se interessou em escrever mais artigos para o LinkedIn, mas talvez não tenha tantas ideias para criar uma estratégia de contéudo que seja viável para você. Entre em contato comigo, podemos construir uma estratégia de conteúdos juntos para que você arrase no LinkedIn e em outras redes sociais!
Um comentário
JobsBD-2022
Muito importante, tambem, pensar no titulo e na imagem. Isso que ira atrair o leitor. Mas so isso nao basta! O conteudo precisa ser muito bom. O proprio Linkedin parou de dar enfase as visualizacoes para focar no engajamento (curtidas, compartilhamento e comentarios). Tenha clareza de qual e o seu publico alvo, o que ele pensa, quais sao as inquietacoes, duvidas e dores dos seus interlocutores. Muito artigos que eu escrevi vieram de perguntas ou situacoes que meus clientes relataram. E na hora de escrever eu me imagino respondendo a esta pessoa, procuro sempre usar uma linguagem mais leve, com um tom informal, como se estivesse escrevendo um e-mail com dicas para um amigo querido.