Audiodescrição resumida: foto de duas mãos segurando uma caneta próximas a uma claquete. À frente da foto, em letras brancas, filmes sobre escritores.
BLOG

4 Filmes Sobre Escritores

Assistir um filme e se ver representado na tela é demais, não é? Se identificar com o protagonista em diversos aspectos, inclusive no profissional, nos faz ter mais vontade de acompanhar aquela trajetória pelas próximas duas horas ou mais. E para nós, escritores, esse tipo de obra pode ser até mesmo metalinguística – Stephen King que o diga, não é mesmo? Para animar o fim de semana que está se aproximando, trouxe aqui neste artigo a indicação de 4 filmes sobre escritores, que tenho certeza que você vai amar!

1. Meia Noite em Paris (2011)

Esse filme incrível foi escrito e dirigido pelo Woody Allen (infelizmente). “Meia Noite em Paris” vai contar a história de uma viagem do escritor Gil Pender à Paris. Em uma de suas caminhadas noturnas e solitárias pela cidade, ele encontra um grupo de pessoas, que na verdade são grandes nomes da literatura e da arte – entre eles Hemingway, Fitzgerald, Picasso, entre outros. Esses artistas imortais ajudam Gil a perceber o que realmente importa tanto na sua vida pessoal, quanto na sua carreira.

Uma premissa muito inteligente, com um toque de comédia, de romance e de história da literatura… Todos esses ingredientes só podem ser garantia de sucesso. Esse se tornou um dos meus filmes favoritos, justamente pela realização de um sonho de maneira ficcional: quem não gostaria de ser amigo desses grandes nomes? Eu sei que eu queria viver essa experiência, ainda mais em Paris!

2. A Crônica Francesa (2021)

Nossa, mais um filme que se passa na França… Será que isso quer dizer alguma coisa? E mais um filme com o Owen Wilson… Coincidências à parte, “A Crônica Francesa” é um filme escrito e dirigido por Wes Anderson e desde o primeiro segundo do filme, você – que conhece o Wes Anderson – já sabe disso. A estética é incrível, assim como o ritmo e os personagens.

Essa é uma história não-linear, ou seja, não segue um tempo cronológico, mas permeia a vida de três cronistas de um jornal americano da França, chamado The French Dispatch. Cada qual com sua particularidade, as crônicas contadas por meio de imagens apaixonam e despertam vontade de escrever crônicas tão boas quanto aquelas. Está sem motivação para escrever? Assista a esse filme!

3. Versos de um Crime (2013)

Você conhece a geração Z, a geração Alpha, mas e a Geração Beat? Esse foi um movimento de escritores e poetas norte-americanos na década de 1960, que levaram aos beatniks e, futuramente, ao movimento hippie. “Versos de um Crime”, filme escrito por Austin Bunn e dirigido por John Krokidas, mostra o encontro dos três autores que iniciaram esse movimento:  Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs.

Além do teor histórico, esse também é um filme que fala sobre ego e expectativa. Apesar de se passar no fim da década de 50 e início de 60, todos os valores que ele reflete ainda são muito atuais, principalmente pelo que o movimento da Geração Beat viria a se tornar.

4. Central do Brasil (1998)

O filme “Central do Brasil”, escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein e dirigido por Walter Salles, que rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz à Fernanda Montenegro (injustamente perdido), conta a história de Dora, essa ex-professora que agora trabalha escrevendo cartas ditadas por analfabetos. Ela recebe o dinheiro deles, mas nem sequer posta as cartas. Um dia, um garoto, filho de uma de suas clientes, aparece depois da morte de sua mãe e Dora precisa ajudar o menino a encontrar o pai.

Um filme muito emocionante, que mostra a escrita de uma maneira diferente e por isso ele está nessa lista: você já pensou que a sua escrita pode ajudar outras pessoas? Talvez não tão diretamente quanto Dora fazia ao escrever as cartas ditadas pelos analfabetos, mas algo mais indireto, mais psicológico. Escrever é uma arte e a arte pode mover, pode curar e transformar.

Se você é escritor, vai se emocionar, se inspirar e se motivar com todos esses filmes, que mostram mais da nossa personalidade e da nossa profissão. Você já escreveu uma obra metalinguística (que fala sobre a escrita)? Deixa aqui nos comentários o link para encontrá-la! E já prepara a pipoca para os filminhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.