Globo de Ouro: Polêmicas e Mais Polêmicas
O Globo de Ouro sempre foi uma premiação pra lá de suspeita. Apesar disso, adoramos ver os indicados, os vencedores e toda a festa. Em 2022, porém, ver todo o deslumbre será impossível, já que a premiação não vai ser televisionada pela NBC, devido às diversas polêmicas que a cercaram no último ano.
O principal termômetro do Oscar não está tão confiável assim: conturbações, mudanças e controvérsias estão cercando o Globo de Ouro 2022. Questões de racismo e corrupção são as que mais chamam a atenção, mas há muito mais nessa cama de gato.
Apesar – ou talvez por conta disso – uma análise mais afiada dos indicados seja tão válida. Confesso que não sou muito conectada ao mundo das séries de TV, e por isso não poderei fazer uma análise artística dos indicados em tais categorias. Mas para os filmes de drama, comédia e musical, continuem a leitura e vamos polemizar também!
Indicados a Melhor Filme de Drama
Belfast
No Ritmo do Coração
Duna
King Richard: Criando Campeãs
Ataque dos Cães (vencedor)
Ainda não assisti a todos os filmes dessa categoria, mas fico impressionada como esteticamente não há novidades: um filme em preto e branco, um drama biográfico, um faroeste, uma distopia e um drama sobre superação. Claro que há uma diversidade de gêneros, mas nenhuma indicação que salte aos olhos e grite “isso é uma revolução”.
[atualização 08/01] Apesar disso, Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração me surpreenderam muito positivamente. Eu, que normalmente passo longe dos filmes de faroeste, confesso que nesse momento, sem ter visto alguns dos outros indicados, estou torcendo para que ele leve o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama. Apenas Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração foram dirigidos por mulheres, Jane Campion e Sian Heder, respectivamente.
Apesar de ter achado No Ritmo do Coração maravilhoso, o prêmio de Melhor Filme requer muitas qualidades, muitas características e ponderação. Por isso, acredito que Ataque dos Cães leve a melhor. No Ritmo do Coração tem um roteiro ótimo e uma direção maravilhosa – que inclusive deveria estar indicada, não entendi nada.
Indicados a Melhor Filme de Comédia ou Musical
Cyrano
Não Olhe Para Cima
Licorice Pizza
Tick, Tick… Boom!
Amor, Sublime Amor (vencedor)
Não olhe para cima, apesar de extremamente perspicaz, considerei um flop. Um filme bom, roteiro inteligente, com um elenco de arrasar, mas a direção de Adam McKay não conseguiu extrair o máximo, o melhor de tudo isso que ele tinha em mãos. Ele, que já é muito conhecido pelas comédias politizadas, deu tudo de si no roteiro – e por isso está indicado a melhor roteiro e espero que ganhe -, mas na direção faltou, faltou um tempero – e por isso não está indicado em melhor direção, totalmente compreensível.
Agora, o meu favorito dessa categoria é Tick, Tick… Boom! Já declarei meu apreço por esse filme nas minhas outras redes e volto a declarar aqui. Acho difícil que ele ganhe, porque não está indicado a melhor direção e melhor roteiro, e sabemos que essa é uma tríade importante para levar a categoria de melhor filme, mas se fosse Nat de Ouro, o prêmio seria dele.
Indicados a Melhor Direção
Kenneth Branagh, Belfast
Jane Campion, Ataque dos Cães (vencedora)
Maggie Gyllenhaal, A Filha Perdida
Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor
Denis Villeneuve, Duna
[atualização 08/01] Estou aqui há algumas horas pensando por que Sian Heder não está indicada a melhor direção por No Ritmo do Coração.
Realmente, não consigo opinar com convicção entre os indicados. Spielberg é Spielberg – apesar de estar se arriscando em um novo gênero, já sabemos de seu potencial; Denis Villenueve em Duna fez um ótimo trabalho, mas como grande fã de distopias, já vi muito daquilo antes, além de uma forte presença e inspiração em George Lucas (as cenas me lembraram demais as cenas em Tatooine). Jane Campion acaba se destacando entre esses três por trazer uma visão feminina e sensível em uma história que poderia ser tão masculina e violenta. É possível sentir o contraste, e por isso acredito que seja a melhor opção. Ainda não assisti A Filha Perdida nem Belfast.
Infelizmente No Ritmo do Coração não está nessa categoria. Triste, tinha grandes possibilidades de ganhar.
Indicados a Melhor Roteiro
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
Kenneth Branagh, Belfast (vencedor)
Jane Campion, Ataque dos Cães
Adam McKay, Não Olhe para Cima
Aaron Sorkin, Being the Ricardos
Enquanto detonei Não Olhe para Cima em melhor filme e em direção, confesso que nessa lista de melhor roteiro ele leva o Nat de Ouro. Ok, não assisti a todos os filmes e confesso que dos que assisti todos merecem estar indicados, são roteiros ótimos! Mas Não Olhe para Cima é sagaz e provocante: o que estamos precisando nesse momento. Sua temática é atual e passageira e por isso é necessário dar visibilidade a essa história, enquanto ainda há tempo de aprender sobre e com ela.
Outras Categorias
Melhor Ator em Filme – Drama
Mahershala Ali, Swan Song
Javier Bardem, Being the Ricardos
Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães
Will Smith, King Richard: Criando Campeãs (vencedor)
Denzel Washington, A tragédia de Macbeth
Melhor Atriz em Filme – Drama
Jessica Chastain, The Eyes of Tammy Faye
Olivia Colman, A Filha Perdida
Nicole Kidman, Being the Ricardos (vencedora)
Lady Gaga, Casa Gucci
Kristen Stewart, Spencer
Melhor Ator em Filme – Comédia/Musical
Leonardo DiCaprio, Não Olhe Para Cima
Peter Dinklage, Cyrano
Andrew Garfield, Tick, Tick… Boom! (vencedor)
Cooper Hoffman, Licorice Pizza
Anthony Ramos, Em Um Bairro em Nova York
Fiquei muito feliz que o Anthony Ramos tenha sido indicado. Não acho que ele vá ganhar, sua atuação em Em um bairro em Nova York não foi melhor que sua atuação em Hamilton, por exemplo, mas é importante que estejam de olho nesses novos atores de musical. Eu aposto no Peter Dinklage – apesar de ainda não ter assistido Cyrano, mas já li a peça e produção de elenco foi nota 10 nessa escolha.
Talvez quem pudesse competir com ele fosse o Cooper Hoffman, mas ainda não asssiti Licorice Pizza. Andrew Garfield foi incrível em Tick, Tick… Boom!, mas não levo muita fé em uma vitória. Leonardo DiCaprio em Não Olhe para Cima não chegou nem perto do potencial que ele tem, me pareceu um Lobo de Wall Street vindo na bolsa de valores de São Paulo.
Melhor Atriz em Filme – Comédia/Musical
Marion Cotillard, Annette
Alana Haim, Licorice Pizza
Jennifer Lawrence, Não Olhe Para Cima
Emma Stone, Cruella
Rachel Zegler, Amor, Sublime Amor (vencedora)
Eu amo a JLaw, e por isso sei que sua atuação em Não Olhe Para Cima muito provavelmente não levará esse prêmio. Estou ansiosa para assistir Licorice Pizza – que sai dia 20 nos cinemas brasileiros. Emma Stone foi incrível em Cruella, mas tenho minhas dúvidas se um filme da Disney tão comercial levaria um prêmio do Globo de Ouro – principalmente esse ano, que eles estarão querendo provar tantas coisas.
Minha aposta é em Rachel Zegler. Veremos. [atualização 10/01] Acertei.
Melhor Ator Coadjuvante em Filme
Ben Affleck, The Tender Bar
Jamie Dornan, Belfast
Ciarán Hinds, Belfast
Troy Kotsur, No Ritmo do Coração
Kodi Smit-McPhee, Ataque dos Cães (vencedor)
[atualização 08/01] Eu não compro o Ben Affleck, desculpe aos affleckets. Não assisti The Tender Bar, mas eu leio Ben Affleck e já fico “hum, acho que não”. Também não assisti Belfast, então está bem difícil opinar nessa categoria (rs). Entre Troy Kotsur e Kodi Smit-McPhee, fico com Troy Kotsur em No Ritmo do Coração. [atualização 10/01] Errei.
Melhor Atriz Coadjuvante em Filme
Caitriona Balfe, Belfast
Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor (vencedora)
Kirsten Dunst, Ataque dos Cães
Aunjanue Ellis, King Richard: Criando Campeãs
Ruth Negga, Identidade
Melhor Trilha Sonora em Filme
Alexandre Desplat, A Crônica Francesa
Germaine Franco, Encanto
Jonny Greenwood, Ataque dos Cães
Alberto Iglesias, Madres Paralelas
Hans Zimmer, Duna (vencedor)
Melhor Canção Original em Filme
“Be Alive” – Beyoncé (King Richard: Criando Campeãs)
“Dos Oruguitas” – Sebastian Yatra (Encanto)
“Down to Joy” – Van Morrison (Belfast)
“Here I Am (Singin’ My Way Home)” – Jennifer Hudson (Respect)
“No Time to Die” – Billie Eilish (007 – Sem Tempo Para Morrer) (vencedora)
Melhor Filme de Animação
Encanto (vencedor)
Flee
Luca
My Sunny Maad
Raya e o Último Dragão
Este post será constantemente atualizado a medida que eu for assistindo a mais filmes e que a premiação acontecer. A premiação do Globo de Ouro acontece dia 09 de janeiro e você poderá ver o vídeo de resumo dos vencedores no Que tal um café? no dia 10, às 18h!
Além disso, você pode acompanhar minhas redes sociais e analisar comigo tudo que vem por aí até o Oscar!