#pracegover audiodescrição resumida: ilustração em fundo cinza. No lado direito, oito riscos de diferentes tamanhos e cores descem do topo da ilustração. Ao lado dos riscos o escrito em verde escuro: "indicações de livros para roteiristas e profissionais da escrita".
BLOG

5 Livros Para Roteiristas

A escrita de roteiro, assim como qualquer escrita ficcional ou não ficcional, tem suas particularidades e técnicas. Durante meus anos de estudos acadêmicos, e além, me deparei com muitas leituras que até hoje levo comigo. Se tornaram livros de cabeceira, ou melhor, de escrivaninha, e não consigo dar uma obra como finalizada, seja um conto ou um roteiro, sem antes olhar um desses livros.  Neste post vou indicar uma lista de 5 livros para roteiristas ou profissionais da escrita.

Você, que é roteirista, ou até mesmo escritor de outro tipo de obra, com certeza vai aproveitar esta lista. Leia-os por prazer, mas também por trabalho e superação. Aposto que muitos deles vão se tornar livros de cabeceira para você também.

1. “Story” – Robert McKee

Este é um clássico. Se você é roteirista, ou quer se tornar roteirista, e nunca ouviu falar dele, sinta-se agraciado por este artigo e por essa que vos fala, porque é praticamente obrigatório que você o conheça. McKee é um “deus” da estrutura clássica do roteiro. Pegando como base dezenas de obras hollywoodianas, ele destrincha o roteiro, explicando técnicas narrativas, e também de formatação.

“Story” é um daqueles livros que você vai querer olhar a cada etapa da criação, para consulta ou simplesmente para falar para si mesmo “sim, eu estou escrevendo um roteiro”. Mas já aviso também que é um livro denso, de muita informação detalhada.

2. “Rápido, barato e sob controle” – John Gaspard

Antes de mais nada, desculpe estar disponibilizando o link apenas para o livro em inglês, mas a tradução está indisponível na editora. “Rápido, barato e sob controle” traz diversas histórias de produções cinematográficas de baixo orçamento, que podem inspirar a muitos a escrever seus primeiros longas e chamar alguns colegas da área para produzir.

É um livro sobre cinema de forma geral, não de roteiro em específico, mas serve de incentivo para quem ainda tem dúvida se deve seguir no mundo do audiovisual. É uma área difícil sim, mas muito gratificante, e esse livro mostra algumas situações que podem tornar todo o processo mais fácil.

3. “Da Criação ao Roteiro” – Doc Comparato

Esse também entra para o hall dos livros densos. Muita informação, muita análise e estudo. Apesar disso, é uma leitura muito gostosa, que dá vontade de aplicar assim que termina cada capítulo. Acredito que Doc Comparato já sabia disso, afinal, há exercícios práticos para serem feitos durante todo o livro.

E sabe o que mais? Ele é brasileiro! Então, traz para a nossa realidade todos os ensinamentos, inclusive citando as novelas e os telejornais sensacionalistas (que nós conhecemos tão bem). Esse livro não é apenas para os roteiristas, mas para qualquer profissional da escrita, já que ele fala muito também de processo criativo e storytelling.

4. “Como Escrever Séries” – Sonia Rodrigues

Apesar do título autoexplicativo, o livro de Sonia Rodrigues não é um guia passo a passo, como uma receita. Ele fala dos principais aspectos e características da escrita de uma série, e é necessário que você estude, treine, assista. A escrita de séries é, de certa forma, mais complexa que a escrita de um curta-metragem ou de um longa-metragem, principalmente pelo fato de que, em uma série, é necessário que vários arcos dramáticos aconteçam ao mesmo tempo.

Outra brasileira na parada, ela faz análises dos primeiros episódios e dos arcos de diversas séries brasileiras e estrangeiras muito conhecidas, facilitando a apreensão de todo o conteúdo.

5. “Jornada do Escritor” – Christopher Vogler

A cereja do bolo. Posso dizer que é meu livro de ofício favorito e eu vou indicá-lo para todos os escritores que me perguntarem, na vida ou em consultoria. A Jornada do Herói é algo que já citei aqui alguma vezes, principalmente em posts de criação de personagem, porém, imagina essa Jornada do Herói explicada passo a passo para você, com exemplos, exercícios, e até mesmo ideias. Pois é, apresento-lhes a minha bíblia do escritor.

Meu exemplar está até um pouco surradinho, de tanto que eu utilizo dele. Não há uma obra que eu esteja escrevendo e ele não me ajude com algum detalhe; ainda mais eu, que sou uma amante da jornada do herói. Você, roteirista, escritor de romance, conto, fanfic, com certeza esse livro vai mudar sua vida – e seu modo de escrever.

 

Tem mais algum livro pra indicar? Deixa aqui nos comentários! E manda o link deste post para todos os escritores que você conhece, assim vai ajudá-los em seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.