#pracegover audiodescrição resumida: ilustração em fundo cinza. No lado direito, oito riscos de diferentes tamanhos e cores descem do topo da ilustração. Ao lado dos riscos o escrito em azul escuro: "lançamentos na literatura de ficção novembro de 2020".
BLOG

Lançamentos na Literatura de Ficção: Novembro/2020

Novembro, o penúltimo mês do ano, mas também um mês recheado de lançamentos literários – perfeitos para serem comprados durante a Black Friday, no dia 27 de novembro. Esse mês, além dos 5 livros de ficção que normalmente são elencados nos posts de lançamentos, vou colocar um bônus de não ficção, mas que merece muito ser mencionado. Ficou curioso? Então lê esse post inteirinho e se deleite com esses novos títulos!

1 – “As Últimas Horas: Corrente de Ouro” – Cassandra Clare

Para quem me acompanha nas redes sociais e também os posts aqui no blog já deve ter percebido o quão fã de Cassandra Clare eu sou. Já li (e estão em lugar de destaque na minha estante) todas as séries e trilogias dos shadowhunters que ela escreveu, amo acompanhar as novidades e tem alguns spin-offs que me atraíram também. O que mais me surpreende na Cassandra Clare é que ela não perde a qualidade de escrita e não esgota as possibilidades desse universo. E para provar isso, lá está ela lançando mais um livro.

“Corrente de Ouro” é o primeiro livro do que virá a ser a nova trilogia “As últimas horas”. Ele se passa em uma Londres eduardiana (1900-1910). Ou seja, cronologicamente é sequência da trilogia “As Peças Infernais“; porém por conter interações entre os Herondale, Blacktorn e Castairs, acho interessante que “As últimas horas” sejam lidos depois de “Os Instrumentos Mortais” e “Os Artifícios das Trevas“. Da Galera Record, com certeza é uma das minhas próximas aquisições dessa lista de lançamentos literários de novembro.

2 – “A Troca” – Beth O’Leary

Já imaginou trocar de vida e rotina com a sua avó? É o que acontece em “A Troca”, um romance divertido e inusitado, em que Leena, de 29 anos – e passando pela crise dos 30 -, troca de lugar com sua avó Eileen, de 79 anos. Enquanto a neta pode vivenciar novas experiências e descobertas, Eileen tem a possibilidade de realizar desejos e sonhos da sua juventude.

O livro é da Editora Intrínseca e sua história lembra um pouco as comédias da década de 90 de mudança de corpos, como “Sexta-feira muito louca”, não é? Fiquei curiosa de como essa ideia irá se desenrolar em “A Troca”.

3 – “Questão de Classe” – Christina Dalcher

O potencial de todas as crianças dessa sociedade é determinado pelo número “Q”, pontuações altas significam futuros brilhantes; pontuações mais baixas não tem perspectiva de vida. Com um “Q” (rs) de distopia, essa história é muito mais atual do que gostaríamos.

“Questão de Classe” foi lançado pela Editora Arqueiro. Christina Dalcher já é conhecida pelo seu livro “Vox“, um livro também que bebe do distópico e repleto de críticas sociais e políticas, assim como “Questão de Classe” parece ser.

4 – “A Noite Cai” – Camila Cerdeira

Um conto de menos de 50 páginas, apenas disponível em e-book (por enquanto, pelo menos), mas com uma história linda e muito nacional. “A Noite Cai” conta a história de irmãs gêmeas descendentes de bruxas iorubás. Em uma noite, uma delas é surpreendida por um lobisomem, e elas precisam ajudá-lo a voltar a sua forma humana.

Camila Cerdeira é uma autora fortalezense, que está iniciando na sua carreira com autopublicações pela Amazon – um dos melhores caminhos atualmente para os escritores. É um dos lançamentos literários que pode abrir portas e servir de exemplo para diversos autores e autoras.

5 – “Depois do Sim” – Taylor Jenkins Reid

Depois de 11 anos de casados descobrir que não há mais amor na relação não é uma coisa tão rara. Mas lutar para que esse amor volte a existir são poucos que fazem. Em “Depois do Sim”, o casal tentará viver um ano totalmente diferente do que foi vivido até agora no casamento para tentar encontrar aquilo que foi perdido.

Uma leitura leve de uma autora conhecida por ter uma escrita muito real, com diálogos cotidianos e palpáveis. A obra foi lançada pela editora Paralela.

Bônus – “Por um Cinema Popular: Leon Hirszman, Política e Resistência” – Reinaldo Cardenuto

Não é um lançamento de ficção, mas é um livro que eu tenho certeza que é um espetáculo, pois conheço o autor, foi um ótimo professor meu na faculdade de Cinema. Reinaldo é um grande conhecedor da história do Cinema, e principalmente do cinema brasileiro. Em “Por um cinema popular” ele situa Leon Hirszman, diretor de “ABC da Greve” e “Eles não usam black-tie” em meio ao movimento comunista e suas constantes práticas de engajamento na década de 70, que sabemos o quão conturbada foi em nosso país.

Para os que gostam de história, de cinema, artes e de política, nada como uma boa obra de não-ficção que trata dessas quatro dimensões em uma só tacada.

Você conhece lançamentos literários deste mês que eu não mencionei aqui? Já leu um desses livros? Não deixa de comentar. E acompanhe o canal do Youtube, Que tal um Café?, para ver as minhas próximas aquisições literárias que podem vir a ter resenha aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.