Novidades na Literatura de Ficção: Setembro/2020
O mês de setembro trouxe muitas boas notícias, bons livros, mas algumas notícias que desanimam para o mundo da literatura. Antes de listar os lançamentos da literatura de ficção de setembro, gostaria de comentar duas dessas notícias. Uma delas é a possível falência da Livraria Cultura. Quem é de São Paulo provavelmente já visitou a filial deles na Avenida Paulista, filial esta que por muito tempo foi o meu lugar favorito. Eu amava andar por aqueles corredores, sentar naquelas poltronas e ler, ou simplesmente observar o mundo a minha volta. Então é uma notícia que realmente veio como um baque, a empresa está lutando pela sua sobrevivência após essa época de pandemia.
Porém, o mundo não tem apenas notícias ruins, e uma novidade maravilhosa foi o anúncio da Bienal do Livro, que acontecerá online. Então, mesmo se você não for de São Paulo ou do Rio de Janeiro, poderá curtir esse evento tão esperado pelos amantes de livros. Vão ter conversas, workshops e claro, venda de livros com promoções e descontos. A Bienal vai acontecer de 7 a 13 de dezembro e eu pretendo fazer uma boa cobertura, tanto aqui, quanto no Instagram e no Youtube — logo em seguida da cobertura da Comic Con, que vai acontecer de 3 a 6 de dezembro.
Mas o foco deste post é trazer pra vocês cinco lançamentos da literatura de ficção deste mês. Muitos livros foram lançados, tanto nacionais quanto internacionais e escolher cinco entre eles foi uma tarefa realmente difícil.
1 – “Até os Últimos Dias” – Marco Vieira
Apesar de “Até os Últimos Dias” ser um livro de ficção, conta uma história extremamente realista e acontece aos montes no Brasil. Marina é uma catadora de recicláveis com nove filhos, os mais velhos já seguiram o caminho da criminalidade e ela faz de tudo para que os mais novos não tomem a mesma jornada. A obra acompanha a vida de Marina e seus filhos, sempre na luta para melhores condições de vida.
O livro é do jornalista gaúcho Marco Vieira, que já possui duas outras obras publicadas: “Outono de 68” e “No Cair da Tarde”. “Até os Últimos Dias” é publicado pela editora Viseu.
2 – “Amor & Sorte” – Jenna Evans Welch
Da mesma autora de “Amor & Gelato”, a editora Intrínseca publicou o segundo livro da série, “Amor & Sorte”. Porém, não é necessário ler o primeiro para compreender a história do segundo. São histórias de mulheres diferentes, mas o clima de romance está sempre presentes. Desta vez, a história se passa na Irlanda. Viajando para esse país, Addie acha um guia chamado “Irlanda para corações partidos” e, por conta dele, embarca numa viagem de carro com um irlandês muito bonito e simpático. “Amor & Sorte” é aquele livro leve, para sonhar com as grandes paixões de verão.
3 – “Meninas Selvagens” – Rory Power
A proposta de “Meninas Selvagens” é um terror feminista durante um período de quarentena, não a quarentena do coronavírus, mas a de uma doença que não é conhecida pelas amigas Hetty, Byatt e Reese, confinadas em um internato. Um dia Byatt desaparece e Hetty faz de tudo para encontrá-la. Mesmo sendo o primeiro romance de Rory Power, “Meninas Selvagens” já está sendo comparado com o clássico “Senhor das Moscas”. A capa do livro, publicado pelo Grupo Editoral Record, é maravilhosa.
4 – “Nossa Luta” – Nicolas Vasconcelos
Um romance passado na Alemanha nazista pra mim é um prato cheio, e pra você? Esse é o primeiro livro de Nicolas Vasconcelos, carioca de 17 anos. A obra conta a história do artista Benjamin Pandleton, que consegue uma oportunidade para expor suas pinturas em um renomado evento de arte em Berlim, na década de 40. Lá ele conhece Judith Charpentier, judia forçada a se casar com um sargento alemão, e se apaixona por ela. Em meio a uma época de pensamentos extremistas e cruéis, Benjamin terá que arrumar um modo deixar viva a sua arte e também sua paixão. “Nossa Luta” é publicado pela editora Viseu.
5 – “O Crepúsculo e a Aurora” – Ken Follett
Conheci Ken Follett na época do colegial, pela obra “O Terceiro Gêmeo”, um livro que não foi reeditado no Brasil, então é bem difícil de achar. Ele é o autor de diversos livros que permeiam entre a ficção científica e o fantástico e não é diferente em ‘O Crepúsculo e a Aurora”, seu novo livro, um romance histórico que persegue a história de três personagens durante a época do ataque à Inglaterra pelos vikings e galeses. A editora Arqueiro é a responsável pela publicação de “O Crepúsculo e a Aurora”.
Sabe de mais algum lançamento de setembro que eu não elenquei aqui? Escreve nos comentários! Já leu algum desses livros? Comenta também.
_____
Todas as imagens deste post possuem #pracegover com audiodescrição resumida em seus textos alternativos.