#pracegover audiodescrição resumida: ao fundo, fotografia de um quadro negro. No centro, retângulo branco com o escrito "w".
OPINIÃO

Sábio?

Sapiencia ou sabedoria é uma característica de uma pessoa que possui um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de algo eespecífico. Antropologicamente, o homem contemporâneo é um homem sábio – esta é a tradução do latim de “homo sapiens”. A sabedoria é algo que se cria, se constrói, não é instantâneo, levaram milênios para chegar onde se está hoje. Em “W”, um professor de antropologia ensina isso a seus alunos.

“W” é um curta-metragem grego que entrou para a Mostra Internacional – Viajantes do Apocalipse, do 31º Kinoforum. Fazendo refletir sobre o homem sábio, “W” coloca em prova tudo que já se aprendeu até o momento sobre evolução. Afinal, o que é evolução? O que é progresso?

Em um plano sequência, Stelios Koupetoris revela traços da sabedoria “homo sapiana” que não possui qualquer crescimento, pelo menos não no campo que interessa, que é a vida em grupo. Os seres humanos precisam de iguais para sobreviverem; somos um animal social. A partir do momento que um esquece a necessidade do outro e o cuidado com o outro e foca-se apenas em progressos materiais, continuamos sendo homens sábios?

Tal pergunta permeia a mente após assistir ao curta-metragem, que deveria ser mostrado em toda aula de sociologia, filosofia e antropologia. Este também enquieta no pensar futuro, por que fizemos o fizemos e para onde iremos? Apesar de ser um personagem ficcional, o professor consegue dar sua aula com muita eficiência para todos que assistirem ao curta.

 

Lembrando que o curta-metragem “W” estará disponível para visualização no dia 27 de agosto a partir das 19h no site do Kinoforum. Para mais críticas dos curtas do Kinoforum, basta acessar o post inicial sobre o festival.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.