O Feminino em Todas as Formas
Um pedaço de carne, é assim que muitas mulheres ainda são vistas na sociedade de hoje, infelizmente. A objetificação da mulher se faz muito presente e, pior, estando escondida se torna mais forte. Porém, o movimento feminista é forte e combate essas forças adversas mostrando que ser mulher é ser forte. Ser mulher. O curta-metragem “Carne” traz o relato de cinco mulheres, de diferentes idades.
Tais falas refletem sobre o corpo, as mudanças que as diferentes épocas da vida trouxeram para elas, de percepção de si e do mundo, e também sobre as pressões sociais advindas com o “ser mulher”. Fazendo um jogo de palavras, Camila Kater utiliza da carne como uma imagem para passar por todos os momentos da vida de uma mulher, da infância até a maturidade.
Todo composto por animações – realizadas somente por animadoras -, o documentário não se alonga mais do que o necessário para passar sua mensagem. Cada qual com seu estilo, Camila Kater, Giovana Affonso, Flavia Godoy, Cassandra Reis e Leila Monsegur conseguem caracterizar cada relato de forma belíssima e muito inteligente — a primeira animação, feita no estilo “tasty”, justamente no relato sobre o julgamento quanto ao corpo foi espetacular.
“Carne” é o filme de estreia de Camila Kater e já rodou por todo o mundo e já recebeu mais de 20 prêmios. Não é por menos, trazendo o feminismo e o feminino como temas principais e muito talento de toda a equipe, Kater trouxe um filme que representa o momento atual, mas também que ficará para a posteridade.
Se você é mulher, assista ao filme, com certeza vai se identificar. Se você é homem, assista ao filme e ajude na luta contra o machismo.
Lembrando que o curta-metragem “Carne” estará disponível para visualização no dia 27 de agosto a partir das 19h no site do Kinoforum. Para mais críticas dos curtas do Kinoforum, basta acessar o post inicial sobre o festival.